Home / Nacional / Senado pode aprovar compensação maior aos Municípios por construção de hidrelétricas

Senado pode aprovar compensação maior aos Municípios por construção de hidrelétricas

a

Entra na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado desta terça-feira, 20 de setembro, o Projeto de Lei da Câmara 315/2009, que altera a distribuição da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos entre União, Estados e Municípios. A proposta já recebeu parecer favorável da relatoria.

A Lei 8.001/1990 define os seguintes percentuais de distribuição da compensação financeira: 45% para os Estados, 45% para os Municípios e 10% para a União, sendo 3% para o Ministério de Meio Ambiente, 3% para o Ministério de Minas e Energia, e 4% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O PLC 315/2009 reduz o percentual de repasse para os Estados — de 45% para 25% — e o transfere para os Municípios, que passarão de 45% para 65%. Relator da proposta, Ricardo Ferraço (PSDB-ES) observa que a compensação é repassada mensalmente a 21 Estados e ao Distrito Federal e a cerca de 700 Municípios. Em 2013, cerca de R$ 1,27 bilhão foram transferidos a Estados e Municípios.

Um dos argumentos utilizados em favor dessa redistribuição da compensação financeira é o fato de o percentual proposto para os municípios ser idêntico ao já fixado pela exploração de recursos minerais: 23% para estados, 65% para municípios e 12% para a União.

Tramitação

Depois da CCJ, o PLC 315/2009 será analisado pelas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; de Desenvolvimento Regional e Turismo; e pela de Serviços de Infraestrutura, cabendo a esta a votação final.

 

Agência CNM

Twitter: @estrelaguianews

 

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta