Home / Nacional / Vereador Lilo Pinheiro visita clínica-escola de autistas no Rio de Janeiro

Vereador Lilo Pinheiro visita clínica-escola de autistas no Rio de Janeiro

A

Na manhã desta segunda-feira (12.06) o vereador e líder do prefeito Lilo Pinheiro (PRP), visitou a Clínica-Escola para portadores de autismo em Itaboraí, no Rio de Janeiro. A proposta foi ter conhecimentos e como os autistas induzem a vida no local.

Única no Brasil é o primeiro espaço neste molde a oferecer atendimento gratuito para autistas, se tornando referência em todo o país à instituição fica em Itaboraí, e tem capacidade para atender a cem pacientes, além de funcionar como centro de capacitação de profissionais. A equipe conta com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatras.

A clínica-escola tem o apoio do Movimento Família Azul e recebe os pacientes que apresentam hipersensibilidade. A condição causa desconforto com som, toques na pele e estímulos visuais. Ela precisa ser tratada até que as crianças fiquem aptas a acompanhar o ensino regular.

Inaugurada em abril do ano do ano de 2014, “o ambiente é resultado de muita persistência”, explica Berenice Piana, moradora da cidade, ela compara sua luta pelos direitos dos autistas a uma via crucis. Lutando durante três anos e meio para que a lei que leva seu nome se tornasse realidade, ela se manteve firme até a conquista da implementação da clínica, que hoje conta com a consultoria gratuita de especialistas americanos e holandeses, com projetos voltados para o tema consagrados em seus respectivos países.

“Conhecendo suas funções, experimentamos a alimentação própria para os Autistas, aprendemos com a Berenice e funcionários aquilo que se faz necessário para contribuir com a felicidade e o tratamento humanizado com aqueles que necessitam”, disse Lilo.

Conforme Berenice, o autismo é uma deficiência que precisa ser exaustivamente estudada por educadores, terapeutas e médicos. É fácil reverter comportamentos inadequados e alfabetizá-los, mas só conseguem profissionais que despendem dias entre prática e teoria.

Sancionada em 2012, a lei 12.764 é o primeiro caso de sucesso no senado como legislação participativa.

 

Assessoria de imprensa

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta