Home / Nacional / Toffoli defende Judiciário com gestão eficiente, transparente e responsável

Toffoli defende Judiciário com gestão eficiente, transparente e responsável

Publicado por: Rosano Almeida

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, esteve em Fortaleza nesta quarta-feira (24/7) e reforçou a importância da unidade do Poder Judiciário, da magistratura e da harmonia entre os poderes. O ministro, que vem realizando uma série de visitas a unidades do Poder Judiciário e a autoridades estaduais, almoçou com o governador Camilo Santana, foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e à Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará (TRF5). Nesta semana, Dias Toffoli também esteve no Mato Grosso e Roraima.

O ministro ressaltou a importância da integração entre os órgãos do Poder Judiciário. “Temos que estar aptos a atender essa demanda da sociedade. Por isso, estabeleci como eixos da nossa gestão a eficiência, a transparência e a responsabilidade. Temos que estar atentos ao novo momento das redes sociais, as coisas acontecem e são divulgadas com muito mais rapidez”, pontuou Dias Toffoli durante visita ao TRE-CE.

O diretor da Seção Judiciária do Ceará, juiz Alcides Saldanha Lima, destacou o ineditismo da visita de um presidente do STF e avaliou a a presença do ministro como uma oportunidade de aproximação da cúpula da Justiça com as bases. “Entendermos as dificuldades e os esforços que empreendidos para garantir a unidade da magistratura, para o melhor funcionamento da instituição e melhor atendimento às demandas jurisdicionais. Para nós, é uma oportunidade para levarmos nossas dificuldades, angustias e necessidades cotidianas”, ressaltou.

Já o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre da Silva Costa, avaliou que a visita demonstra que o presidente do CNJ está preocupado em ouvir todos os tribunais do país. “Assim ele pode balizar melhor as ações do STF, enquanto órgão máximo da cúpula da Justiça, e do CNJ, que trabalha na formulação das políticas públicas para a gestão e planejamento do Judiciário”, afirmou.

Justiça Presente

No encontro com o governador do Ceará, Dias Toffoli apresentou ações desenvolvidas pelo CNJ, como o Programa Justiça Presente, implementado em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para equalizar o problema prisional.

De acordo com o secretário-geral do CNJ, desembargador Carlos von Adamek, os trabalhos são desenvolvidos em várias frentes, tanto na parte tecnológica, com na adoção de sistemas unificados para a execução penal nacional, na biometrização das pessoas privadas de liberdade, na identificação e na emissão de documentação aos presos.

Adamek também citou a instalação de escritórios sociais “para a efetiva reintegração daqueles que já cumpriram suas penas e voltem ao convívio social de forma produtiva para não reincidirem”. Ele destacou que se tratam de ações voltadas a evitar o superencarceramento, com a requalificação das audiências de custódia e, com isso, tentar uma melhor gestão das vagas dentro do sistema prisional. Segundo o desembargador, as mesmas diretrizes serão trabalhadas no sistema socioeducativo, que recebe adolescentes em conflito com a lei.

Ao comentar a presença de Dias Toffoli no estado, o governador do Ceará, Camilo Santana, avaliou que se trata de uma forma correta para construção de uma unidade entre os poderes, possibilitando o debate dos desafios do dia a dia, não só no Judiciário, mas também no Poder Executivo. “Assim, construiremos soluções e caminhos e o CNJ tem dado essa demonstração. Foi uma oportunidade de conhecer todos os programas, os projetos que o CNJ tem disponibilizado como parceiro na área do sistema prisional e na área da infância”, afirmou.

Além de Dias Toffoli e Camilo Santana, participaram do almoço o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto, o presidente do Tribunal de Justiça (TJCE), desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) desembargador Haroldo Correia de Oliveira, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) desembargador Plauto Carneiro Porto, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) desembargador Vladimir Souza Carvalho, o diretor do Foro (SJ/CE) Alcides Saldanha Lima, o procurador geral do Estado (PGE), Juvêncio Vasconcelos Viana e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre da Silva Costa.

A comitiva do presidente do CNJ na visita a Fortaleza é composta pela conselheira do CNJ Maria Iracema do Vale; pelo presidente da Associação do Magistrados do Brasil (AMB), Jayme de Oliveira; a presidente da Associação do Magistrado do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente da AMB, Renata Gil; pela secretária-geral do STF, Daiane Nogueira de Lira; pelo secretário-geral do CNJ, desembargador Carlos von Adamek; pelo juiz auxiliar da Presidência do STF Márcio Boscaro; pela juíza auxiliar da Presidência CNJ Camila Plentz Konrath; e pelo assessor especial da Presidência STF general Ajax Porto Pinheiro.

 

Agência CNJ de Notícias

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta