Home / Nacional / Imparcialidade: Gilmar Mendes nega uso político de julgamento no TSE

Imparcialidade: Gilmar Mendes nega uso político de julgamento no TSE

A

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, enfatizou nesta segunda-feira que o órgão abordará com imparcialidade o julgamento que pode anular o mandato de Michel Temer, acusado de corrupção, e afirmou que não é um “joguete” nas mãos do governo.

O TSE julgará a partir de 6 de junho se houve irregularidades no financiamento da campanha de 2014 na qual a chapa Dilma-Temer foi eleita.

No Congresso, onde já se debate a portas fechadas uma eventual sucessão presidencial, muitos acreditam que o TSE possa desferir um golpe contra Temer em seus três dias de julgamento, ainda que caibam recursos.

“O tribunal não é um instrumento para solução de crise política. O julgamento será jurídico e judicial”, disse Gilmar Mendes durante coletiva em São Paulo.

Entretanto, no entorno de Temer começou a se aventar a possibilidade de que o julgamento possa ser mais lento do que o esperado se algum dos juízes do TSE pedir a paralisação do processo para revisar o expediente.

O julgamento já foi suspenso em 4 de abril para citar novas testemunhas e dar mais tempo para a defesa e agora será retomado por um tribunal de sete juízes, dois deles recentemente nomeados pelo presidente.

“Num julgamento complexo é normal pedir vista. Mas, se alguém fizer isso, não será a pedido do Palácio”, disse o presidente do TSE à Folha de S. Paulo.

“O TSE não é joguete nas mãos do governo”, afirmou.

A denúncia foi apresentada em dezembro de 2014 pelo PSDB, derrotado nas urnas, mas hoje aliado-chave de Temer.

O presidente se nega a renunciar, apesar da tempestade política que teve início há duas semanas por conta de uma gravação que se tornou pública em que parece dar o aval ao pagamento de propina.

Temer, que prometeu tirar o Brasil da pior recessão de sua história com uma série de reformas, está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de corrupção, obstrução da Justiça e organização criminosa.

Caso deixe o cargo, a Constituição determina que o Congresso deve escolher um novo presidente para terminar o mandato, no fim de 2018.

 

AFP

Twitter: @estrelaguianews

 

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta