Home / Internacional / Apagão deixa mais de 6 milhões de residências sem energia elétrica na Argentina

Apagão deixa mais de 6 milhões de residências sem energia elétrica na Argentina

Da Redação do Portal Terra

Mais de 6 milhões de residências na Argentina ficaram sem energia, na tarde desta quarta-feira, 1º, após um incêndio atingir linhas de transmissão de alta tensão, entre Campana e General Rodríguez. Devido ao incidente, a usina nuclear Atucha I foi afetada, causando o apagão.

O caso ocorreu por volta das 16h, e durou cerca de 2 horas. De acordo com o jornal local La Nación, 40% da demanda total de energia elétrica foi afetada, equivalente a 20 milhões de pessoas, incluindo uma grande parte da região metropolitana de Buenos Aires (AMBA).

O apagão foi tão grave em Buenos Aires que o governador, Axel Kicillof , precisou suspender a abertura das sessões da legislatura da província.

“Diante de um desequilíbrio no fornecimento de energia, o sistema responde imediatamente, causando o desligamento da geração para sua própria proteção. Como consequência desta interrupção, as províncias de Santa Fe, Córdoba, Mendoza, San Juan e o sul do noroeste argentino são afetadas ”, informou ao no Ministério de Energia, minutos antes das 18h, duas horas após o incidente.

Nesta noite, o ministro da Economia, Sergio Massa, pediu à Justiça que investigasse o incêndio “nas ilhas do delta do rio Paraná”. Ainda segundo o La Nación, no entanto, o setor aponta para a manutenção das linhas de transmissão e a falta de reação ao incêndio, que pode ter ocorrido devido às altas temperaturas e estiagem.

Após as 19h00, o Governo informou que “já estão ao serviço todas as linhas de 500 kW [alta tensão] da SADI”. Fontes do setor, no entanto, mostraram que a oferta naquele momento chegou a 19.500 MW, com recuperação parcial do mínimo de 15.100 MW para o qual a oferta caiu após o evento desta tarde.

“Estimamos que na próxima hora as distribuidoras de cada região aumentem a carga até a estimativa de 25.000 MW que poderiam ser demandados na segunda máxima da noite por volta das 20h30. O abastecimento em Comahue está próximo da normalização; interior da província de Buenos Aires; Costa; e NEA. Ainda existem dificuldades significativas na Patagônia; Cujo; Centro; NAO A; e especialmente a Grande Buenos Aires. Estimamos que este grave evento será superado na próxima hora”, disseram.

Após as 19h, o Governo informou que “já estão ao serviço todas as linhas de 500 kW [alta tensão] da SADI”. “Estimamos que na próxima hora as distribuidoras de cada região aumentem a carga até a estimativa de 25.000 MW que poderiam ser demandados na segunda máxima da noite por volta das 20h30. O abastecimento em Comahue está próximo da normalização; interior da província de Buenos Aires; Costa; e NEA. Ainda existem dificuldades significativas na Patagônia; Cujo; Centro; NAO A; e especialmente a Grande Buenos Aires. Estimamos que este grave evento será superado na próxima hora”.
Terra

About rosano

Check Also

Jornalistas de Portugal fazem primeira greve geral em mais de 40 anos

  Por MediaTalks by J&Cia Londres – O Sindicato de Jornalistas de Portugal confirmou que ...