Home / Internacional / Embaixada brasileira nos EUA recebe empresário gaúcho que busca cura para câncer infantil

Embaixada brasileira nos EUA recebe empresário gaúcho que busca cura para câncer infantil

Inspirado pelo filho diagnosticado com meduloblastoma, empresário Fernando Goldsztein criou a MBI para fomentar pesquisas e salvar a vida de crianças do mundo inteiro

Por  Erika Borges

Empresário, filantropo e pai, Fernando Goldsztein estará na embaixada brasileira em Washington, nesta quarta-feira (10/04), para fortalecer a luta de milhares de crianças e famílias contra o meduloblastoma, o mais frequente tumor pediátrico cerebral. A convite da embaixadora brasileira nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, o gaúcho vai dar um panorama sobre o andamento de pesquisas para cura e avanços no tratamento para este que é um dos tipos de câncer infantil mais agressivos.

O encontro terá ainda a presença do Dr. Roger J.Packer, que é o líder cientifico do projeto e que pertence ao Children’s National Hospital, um dos centros pediátricos mais conceituados do mundo. O objetivo é unir forças para consolidar redes de apoio globais capazes de encontrar parceiros científicos, conectar doadores e viabilizar novas pesquisas em prol de uma cura para a doença.

Goldzstein se tornou referência mundial na batalha contra o meduloblastoma em 2021, logo após o filho Frederico ser diagnosticado com a doença. Naquele ano, criou a Medulloblastoma Initiative (MBI), passando a levar adiante a arrojada missão de levantar fundos para descobrir a cura e finalmente erradicar este tipo raro de câncer.

Os recursos captados pela MBI são destinados a pesquisas desenvolvida pelo Consórcio Cure Group 4, que abrange 13 laboratórios instalados nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Até o momento já foram arrecadados mais de U$10 milhões em doações, que devem se intensificar ao longo de 2024 rumo à etapa mais importante do projeto: iniciar os testes clínicos em crianças nos Estados Unidos e, se possível, em primeira mão também no Brasil, o que para Goldsztein seria uma retribuição aos doadores brasileiros.

O consórcio é formado por um seleto grupo de pesquisadores, incluindo alguns dos principais cientistas do mundo que investigam o meduloblastoma. Em menos de três anos, o grupo já conseguiu submeter dois protocolos de testes para tratamento à Food and Drug Administration (FDA) e participou da descoberta do provável mecanismo de desenvolvimento das células que dão origem ao meduloblastoma, descoberta que foi publicada pela prestigiada revista científica Nature.

“Quando falamos de meduloblastoma e de outras doenças raras, mesmo os recursos mais limitados podem causar um grande impacto e salvar milhares de vidas”, Goldsztein. “O apoio da embaixada e do Itamaraty mostra que estamos no caminho certo para mobilizar novos apoiadores e conquistar a merecida visibilidade para um problema que continua negligenciado”, alerta o empresário.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), milhares de crianças são diagnosticadas com o meduloblastoma todos os anos e aproximadamente 30% delas não resistem à doença. Os que são curados são quase sempre vítimas de sequelas para toda a vida em função do tratamento extremamente agressivo para o organismo. “A biomedicina evolui, mas o protocolo para o tratamento continua o mesmo há mais de 30 anos”, conta Goldsztein. “A MBInitiative surgiu diante da falta de recursos e de mobilização para dar esperança a crianças que estavam lançadas à própria sorte”, completa.

Acompanhe o www.mbinitiative.org para saber mais sobre a iniciativa e como ajudar!

 

 

Agência Blue Chip

 

About rosano

Check Also

Empreendimento em construção na Flórida planeja escola e hospital dentro da comunidade

Novo modelo residencial tem atraído compradores e locatários ao harmonizarem luxo e comodidades Por Matheus ...