Home / Nacional / Segurança e Tráfico marcam discurso de Pinheiro em reunião com o presidente Temer

Segurança e Tráfico marcam discurso de Pinheiro em reunião com o presidente Temer

A

Garantir a segurança pública e combater o tráfico de drogas em Cuiabá são duas das maiores preocupações do prefeito Emanuel Pinheiro e elas marcaram o seu discurso durante a reunião realizada pelo presidente Michel Temer, nesta quarta-feira (07). O encontro, que durou cerca de três horas, contou com a presença dos chefes do Executivo de diversas capitais do Brasil e foi permeado por um profundo e amplo debate sobre medidas efetivas que resgatem a tranquilidade da população e preservem a integridade dos cidadãos de bem.

Ao longo do denso diálogo, o gestor municipal pontuou a ousadia do presidente em trazer o assunto para dentro do Palácio do Planalto, envolvendo os Estados e capitais no processo de construção de uma nova política administrativa da segurança pública. Para Pinheiro, é fundamental colocar todas as situações e dificuldades enfrentadas às claras, principalmente considerando que as cidades que mais sofrem com os efeitos da criminalidade são as metrópoles.

“O desenvolvimento das capitais acaba trazendo alguns efeitos nocivos e é crucial que município, Estado e governo federal se aliem nessa luta, para que possamos certificar uma qualidade de vida melhor para o povo brasileiro. Temos uma responsabilidade enorme enquanto gestores e não podemos dar às costas para os níveis da marginalidade, que têm tirado a paz de famílias ao redor do país. Diante deste contexto preocupante que enfrentamos, é preciso honrar o investimento do presidente Temer em trazer esta temática para perto, com o objetivo de pensar em soluções conjuntamente. Mas é prudente também dizer que as medidas aqui propostas são repressivas e atacam apenas os efeitos do problema. É preciso também pensarmos em alternativas que venham de encontro com a causa dessa insegurança nacional e sabemos que o tráfico de drogas é uma delas. Cuiabá sofre muito com isso, além de ser a porta de entrada para carregamentos vindos da Bolívia. Temos uma fronteira muito ampla com o país vizinho e é necessário que o governo nos ajude a proteger nossas divisas, junto ao Exército e a Polícia Rodoviária Federal”, afirmou o prefeito.

Cercado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e pelos ministros Raul Jungmann (Segurança Pública), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e Torquato Jardim (Justiça), Temer abordou o Programa Nacional de Segurança Pública, que está sendo planejado mediante a troca de sugestões e interação entre todas as entidades federativas – envolvendo também a sociedade civil. Em seu pronunciamento de abertura, o chefe de Estado pontuou o saldo positivo do encontro passado com os governadores, além de refletir sobre o objetivo da criação do Ministério Extraordinário de Segurança Pública e a importância de restaurar a ordem nos municípios brasileiros. O presidente também incentivou os demais gestores presentes a estenderam este diálogo em suas cidades.

“A medida criadora deste novo ministério é exata e precisamente, além de exercer as funções típicas que cabem à União Federal em matéria de segurança, também promover uma integração e coordenação de toda a segurança pública no território nacional, abrangendo as entidades federativas existentes nessa construção. O objetivo desse encontro é pautar a temática como um dos assuntos fundamentais para o país. O governo federal já conseguiu caminhar em vários setores, gerando aquilo que no nosso lema chamamos de progresso e agora precisamos de ordem, que é a outra epígrafe da nossa bandeira. E este atributo surge quando tomamos a decisão de pautar uma questão dessa magnitude como essencial. Atualmente convivemos com uma preocupação de sair de casa e nós vamos discutir todas as circunstâncias que norteiam essa insegurança e queremos que os senhores façam reuniões deste gênero, para mobilizar o apontamento da segurança pública em suas respectivas capitais”, concluiu Temer.

Assessoria

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta