Home / Nacional / Receita Federal alerta usuários sobre o ‘golpe do amor’ é uma fraude

Receita Federal alerta usuários sobre o ‘golpe do amor’ é uma fraude

Receita Federal divulgou um alerta nesta quinta-feira sobre o “golpe do amor”, fraude que induz as vítimas a realizarem depósitos bancários em troca de valores e bens retidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O mesmo golpe foi aplicado em julho do ano passado.

Para enganar as vítimas, os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais e fingem ser estrangeiros em boas condições financeiras. Eles envolvem-se emocionalmente com os usuários, declaram estar apaixonados e com intenção de casar.

O golpistas diziam as vítimas que mandavam presentes, como celulares, anéis de ouro para o noivado e dinheiro em espécie por remessa expressa, postal ou viajante. Em seguida, alegavam que os bens tinham sido retidos pela Alfândega e que a liberação dos produtos dependia de um depósito na conta de um agente do aeroporto.

Segundo a Receita Federal, os golpistas fornecem uma conta corrente de pessoa física para a transação. Se a vítima depositasse o dinheiro, os golpistas faziam outra exigência de valor, alegando um novo empecilho para liberação da remessa ou bagagem.

Os criminosos chegaram a criar sites falsos de empresas de remessas expressas, inclusive com falso rastreamento da encomenda. A estratégia busca comprovar a veracidade da promessa.

O golpe foi descoberto pela Receita Federal após o órgão receber, diariamente, cerca de dez ligações telefônicas para confirmar as instruções recebidas para depósito..

 

Veja

Twitter: @estrelaguianews

 

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta