Home / Nacional / Ministros do Tribunal Superior Eleitoral se reúnem com presidente e vice-presidente eleitos

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral se reúnem com presidente e vice-presidente eleitos

Alexandre de Moraes enfatizou o trabalho incansável da Justiça Eleitoral para a garantia da lisura das Eleições 2022

Da Assessoria

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu nesta quarta-feira (9) o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Também participaram da reunião os integrantes da Corte Eleitoral: a ministra Cármen Lúcia e os ministros Ricardo Lewandowski, Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos, Raul Araújo e Carlos Horbach.

Alexandre de Moraes enfatizou o trabalho incansável da Justiça Eleitoral, que, além de atuar de forma ininterrupta para a organização e a coordenação das eleições, atuou com mecanismos jurídicos, como resoluções específicas para enfrentar a desinformação, garantir a votação nas diversas localidades do país e assegurar a integridade do sistema eleitoral brasileiro.

“Depois de uma jornada longa, venceu a democracia. Nós somos a quarta democracia do mundo em número de eleitores. As eleições terminaram às 17h [de domingo, 30 de outubro], e às 19h58 anunciamos o vencedor. Em três horas, resolvemos de forma segura e transparente, com a observação de organismos internacionais e de instituições brasileiras como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Ordem dos Advogados do Brasil”, destacou Moraes.

O presidente eleito ressaltou a importância do enfrentamento da desinformação e da atuação de instituições, como a Corte Eleitoral, para assegurar a lisura do processo eleitoral. “Nossa visita é para demonstrar o respeito às instituições. A Justiça Eleitoral é a guardiã da democracia. A urna eletrônica é uma conquista do povo brasileiro”, afirmou Lula.

Ainda estiveram presentes, acompanhando os eleitos, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffman, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade-AP), o procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), o coordenador dos Grupos Técnicos da Transição de Governo, Aloizio Mercadante, e os assessores jurídicos Cristiano Zanin (PT) e Eugênio Aragão (PT). A reunião durou cerca de 45 minutos.

Veja mais fotos no Flickr do TSE.

 

Secom/TSE

 

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...