Home / Nacional / Jayme defende agricultura familiar, acesso ao crédito e cobra regularização fundiária

Jayme defende agricultura familiar, acesso ao crédito e cobra regularização fundiária

“Os pequenos produtores merecem um tratamento diferenciado, com crédito facilitado, segurança na ocupação das terras e oportunidades para crescer”, afirmou.

Publicado por: Rosano Almeida

Durante discurso, nesta terça-feira (19.03), o senador Jayme Campos (DEM-MT) destacou a importância da agricultura familiar para o País, defendeu a democratização do acesso crédito e cobrou do governo uma “política séria” de regularização fundiária. “Vou trabalhar com afinco para defender o homem rural, sobretudo os menos afortunados. Os pequenos produtores merecem um tratamento diferenciado, com crédito facilitado, segurança na ocupação das terras e oportunidades para crescer. Esse é meu compromisso”, afirmou.

Segundo o senador, por ser diversificada, a agricultura familiar representa um potencial importante para gerar empregos no campo e fortalecer as economias locais. “Tenho plena convicção de que não existirá cidadania plena sem um olhar especial para os trabalhadores da agricultura familiar”. A agricultura familiar tem uma importância social reconhecida mundialmente. “De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura familiar é um passaporte central para erradicar a fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável”, declarou.

Jayme Campos, ao destacar o Censo Agropecuário do IBGE, afirmou que a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. “O setor representa 84% de todas as propriedades rurais do País, sendo responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Os pequenos produtores empregam cerca de 70% das pessoas ocupadas no campo. Ou seja, de 10 postos de trabalho no meio rural, sete são de agricultores familiares”, disse.

Sobre Mato Grosso, o senador disse que são 110 mil produtores cadastrados no estado. Destes, 104 mil são pequenos e médios produtores e muitos vivem abaixo da linha da pobreza, com poucos incentivos da União. “Como homem público, sempre acreditei na força do campo. Quando fui governador criei o PRODEAGRO, investindo R$ 286 milhões na agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. No bairro Pedra 90, em Cuiabá, criei o ‘Cinturão Verde’, auxiliando muitas famílias de agricultores a terem seu próprio negócio”, destacou.

Legislação – Jayme Campos, durante sua fala, se comprometeu a trabalhar para aprimorar a legislação nacional para incentivar o pequeno produtor. “Um ponto a ser defendido é a democratização do acesso ao crédito. Um dos anseios é a simplificação da obtenção de crédito por meio do Pronaf, criado à época do governo FHC. É preciso tornar mais rápido e mais simples a obtenção de recursos para o pequeno produtor, tornando o sistema mais acessível. As cooperativas de crédito, por exemplo, praticam juros menores e mais eficientes para com o mercado”, disse.

O senador defende ainda uma política pública de regularização das propriedades rurais. “Milhares de famílias assentadas aguardam a titulação de terras há anos. A falta de regularização fundiária e ambiental gera insegurança jurídica prejudicial aos pequenos produtores e restringe as condições para a produção agrícola em moldes sustentáveis. Hoje, por conta de problemas fundiários e de restrições na legislação ambiental, cerca de 70% das propriedades rurais de Mato Grosso estão em situação irregular. É um cenário muito desfavorável, pois os agricultores acabam sendo impedidos de contrair empréstimos ou de ampliar sua produção agrícola, afetando a renda das famílias”, enfatizou.

 

Assessoria de Gabinete

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta