Home / Nacional / Helder Barbalho defende desenvolvimento sustentável da Amazônia

Helder Barbalho defende desenvolvimento sustentável da Amazônia

Publicado por: Rosano Almeida

O governador Helder Barbalho, do MDB-PA, foi um dos destaques na primeira reunião da Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia que aconteceu na cidade do Vaticano, em Roma. Além de representar o Estado, Helder também apresentou soluções que estão sendo desenvolvidas pela sua gestão para promover o desenvolvimento sustentável da região.

Em outubro deste ano, seu governo implantou o Fundo da Amazônia Oriental, definido como uma estratégia de financiamento ambiental que permite a colaboração privada para que se alcance as metas de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento no estado do Pará.

O governo do Pará trabalha para promover a redução do desmatamento ilegal e da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) . “Esse é um momento importante, onde vamos discutir o desenvolvimento sustentável, trazer investimentos, garantir soluções que possam assegurar a preservação da floresta e acima de tudo, desenvolvimento para a geração de empregos e renda para a nossa região, para os brasileiros e paraenses que moram na Amazônia”, disse em suas redes sociais.

Helder também propôs que a próxima reunião da Cúpula seja realizada em Belém. A sugestão foi acatada pelo colegiado e permitirá que governadores e lideranças de outros países pensem em soluções para a Amazônia, conhecendo in loco a região.

“O mundo precisa ter interesse na Amazônia, mas acima de tudo preservando a nossa soberania, precisa construir junto conosco alternativas que possam compatibilizar o desenvolvimento e a preservação da floresta com a geração de emprego e de renda, respeitando as nossas vocações e garantindo sustentabilidade. É absolutamente possível preservar a floresta, garantir o desenvolvimento. É isto que estamos buscando, construindo conjuntamente a defesa da Amazônia e da população brasileira”, afirmou.

Declaração – O resultado das deliberações realizadas no evento foi registrado em uma Declaração onde os governadores reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O documento possui 14 itens, tratando da economia verde, do desmatamento ilegal zero e da defesa dos direitos dos povos indígenas e das populações tradicionais.

 

Assessoria do MDB Nacional

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta