Home / Nacional / Casos suspeitos de coronavírus no Brasil caem para três

Casos suspeitos de coronavírus no Brasil caem para três

Publicado por: Rosano Almeida

O novo coronavírus que infectou mais de 71 mil pessoas em diferentes países ainda não chegou ao Brasil. Até agora, 45 casos suspeitos foram descartados e, segundo o Ministério da Saúde, apenas 3 pacientes estão sendo monitorados no momento. Dois pacientes são de São Paulo e um do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que não pretende reduzir as ações de combate ao coronavírus até o inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias.

Epidemia controlada

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a epidemia de Covid-19, infecção provocada pelo novo coronavírus, foi controlada fora da China.

A doença provoca febre e problemas respiratórios. A incubação do Covid-19 varia entre um e 14 dias. Isso significa que, durante esse período, pessoas infectadas podem não apresentar sintomas e sequer saber que carregam o vírus.

O coronavírus é transmitido pelas secreções respiratórias

O Covid-19 é transmitido pelas secreções respiratórias. Quando o indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas. O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar.

Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?

Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.

Veja também: Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus

 

Catraca Livre

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta