Home / Notícias / Brigada das Missões apreende mais de 3,5 toneladas de drogas na fronteira em 2022

Brigada das Missões apreende mais de 3,5 toneladas de drogas na fronteira em 2022

Da Assessoria do Exército Brasileiro

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em cumprimento às suas atribuições, emprega rotineiramente seus Pelotões Especiais de Fronteira em atividades de reconhecimento, vigilância e monitoramento da faixa de fronteira sob sua responsabilidade. A constante mobilidade de tropas na região marca a presença soberana do Brasil em seus limites, garantindo a inviolabilidade e a integridade do território. As ações de combate a crimes transfronteiriços e ambientais cooperam ativamente para a preservação do patrimônio biocultural da Amazônia, além de impactar positivamente a segurança pública nos grandes centros urbanos, resultado direto do combate ao narcotráfico. Como resultado, a Brigada conseguiu apreender mais de 3,5 toneladas de entorpecentes ao longo do ano de 2022.

O Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol / 8º BIS) é a Unidade Operacional da “Brigada das Missões” que enquadra quatro Pelotões Especiais de Fronteira. Sediado na cidade de Tabatinga-AM, o “Batalhão Forte São Francisco Xavier” herdou a missão da instalação militar do período colonial que lhe dá sua designação histórica, a saber, a demarcação da fronteira noroeste do Brasil e a defesa do território.

O Comando desdobra seus Pelotões Especiais de Fronteira nas seguintes localidades: Palmeiras do Javari, Ipiranga, Vila Bittencourt e Estirão do Equador. Esses militares exercem diuturnamente a função de “sentinelas da pátria”, seja pelo compromisso com a sua missão, seja pela austeridade de sua conduta coercitiva e dissuasória.

Somente em 2022, o 3º Pelotão Especial de Fronteira (3º PEF), sediado na localidade de Vila Bittencourt, município de Japurá – AM, realizou a apreensão de mais de 3,5 toneladas de “skunk”, droga que carrega o mesmo princípio ativo da maconha e de maior poder entorpecente. Ressalta-se a mais recente apreensão, realizada no dia 7 de dezembro de 2022. Por volta das 03:00h, militares da força de pronta-resposta do 17º Batalhão de Infantaria de Selva realizaram a apreensão de 941 kg da droga. Na ocasião os militares mobilizavam um Posto de Bloqueio e Controle de vias Fluviais, e se valeram de equipamentos óticos para identificação das embarcações que transportavam a droga.

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva reforça a legalidade de suas ações na faixa de fronteira. Esclarece, também, que o material apreendido é encaminhado à Polícia Federal, agência de grande importância para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na faixa de fronteira.

Fonte: 8º BIS

About rosano

Check Also

Supremo Tribunal Federal cassa decisão de tribunal que reconheceu vínculo empregatício de ex-franqueada com franqueadora

Ministro André Mendonça seguiu extensa jurisprudência sobre o tema, o que traz segurança jurídica ao ...