Home / Nacional / Depois de 33 anos: Portela põe fim a 33 anos de jejum e se consagra campeã

Depois de 33 anos: Portela põe fim a 33 anos de jejum e se consagra campeã

A

A escola de samba Portela foi consagrada campeã do Carnaval do Rio, nesta quarta-feira (1º), pondo fim a 33 anos de jejum na Avenida.

O suspense durou até o final da apuração, quando os portelenses puderam celebrar a vitória com a diferença de apenas um décimo sobre a Mocidade.

Acumulando o maior número títulos da história – são 22 -, a Portela não ganhava desde 1984, ano de inauguração do Sambódromo.

“Eu tô chorando de alegria! E vou tomar todas! Eu tô em jejum desde 1970!”, declarou Tia Surica, de 76 anos, lenda viva do samba, chorando de emoção, à TV Globo.

“Agora que não temos mais o peso de acabar com o jejum, podemos nos dedicar apenas a defender a bandeira do samba. A vitória não é só da Portela, é de todas as escolas”, disse o presidente da Portela, Luiz Carlos Magalhães.

Tradicional de Madureira, berço do samba, a escola desfilou histórias e lendas dos rios, homenageando a cor azul que a acompanha desde sua fundação em 1923.

Este ano, em função dos acidentes no Sambódromo envolvendo a Paraíso do Tuiuti e a Unidos da Tijuca, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu, excepcionalmente, que nenhuma escola será rebaixada. Com isso, em 2018, o Grupo Especial contará com 13 escolas, e duas cairão para o Grupo A.

Decisão similar já foi tomada em 2011, quando um incêndio na Cidade do Samba atingiu os barracões da União da Ilha do Governador, da Portela e da Grande Rio.

 

AFP

Twitter: @estrelaguianews

 

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta