Home / Nacional / Marinha do Brasil emite alerta para possível ciclone no litoral

Marinha do Brasil emite alerta para possível ciclone no litoral

Publicado por: Rosano Almeida

Marinha do Brasil emitiu alerta sobre possível formação de ciclone subtropical entre esta quinta-feira, 23, e sexta, 24, na costa da Região Sudeste. Caso a tempestade se confirme, ela deve receber o nome de “Kurumí”, que significa “menino”, em tupi-guarani.

Segundo o Climatempo, há previsão de queda acentuada da pressão atmosférica sobre o oceano no decorrer da quinta-feira, entre os litorais sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. “Tudo acontece sobre o mar, mas algumas rajadas de vento, com até 60 km/h poderão ser observadas sobre o continente”, diz.

O mais comum é que os ciclones se formem no Atlântico Sul no mês março, período final do verão, de acordo com o Climatempo. Nessa época, a água do ar tem mais calor armazenado, o que favorece o desenvolvimento das tempestades. Na costa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, a temperatura da água deve se manter entre 26°C e 27°C.

O fenômeno só será classificado como ciclone se os ventos atingirem 63 km/h ou mais. Se confirmado, ele deve acontecer em regiões oceânicas e não terá “efeito relevante no continente”.

“Esta possível tempestade subtropical estará em alto-mar e se afastando do País”, afirma o Climatempo. “Depois de organizado, este sistema de baixa pressão atmosférica tende a se deslocar cada vez mais para alto-mar, fazendo a trajetória de para sul, e afastando-se cada vez mais da costa da Região Sudeste.”

A configuração de ventos em diversos níveis de altitude, no entanto, deve estimular a formação de grandes áreas de instabilidade. Há previsão de forte chuva sobre o Espírito Santo e na região norte do Rio de Janeiro. “A chuva deve ser volumosa e deve causar transtornos para a população”, diz o Climatempo.

 

Estadão

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta