Home / Destaques / PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas e na vida dos profissionais

PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas e na vida dos profissionais

Publicado por: Rosano Almeida

Por Jéssica Vieira

A pandemia causou uma verdadeira aceleração na forma como as empresas fazem negócios. Uma das principais mudanças que aconteceu, até de maneira abrupta, foi a transformação digital das companhias. Boa parte delas teve de acelerar seus processos e buscar automação para poder sobreviver às necessidades impostas pela crise sanitária.

Essa grande mudança levou à criação de novas políticas, formas de operação e faturamento para os negócios, gestão, processos, tomadas de decisão e cultura, aumentando receita, melhorando a eficiência e reduzindo custos. Entre os exemplos de transformação digital vividos durante os últimos dois anos estão: a adoção do modelo de trabalho remoto ou híbrido; assinatura digital de documentos, adoção do e-commerce pelos varejistas, conferindo uma nova função às lojas físicas como showroom; novas didáticas na educação mediadas pela tecnologia, entre outras.

“A aceleração digital dos últimos dois anos, motivada pela necessidade de continuidade dos negócios, representou um salto na digitalização de pessoas como usuário final, empresas, modelos de negócio, mercados, culturas. De maneira geral, a aceleração digital influenciou todos em maior ou menor grau, ninguém passou ileso”, analisa Vitor Cavalcanti, diretor geral do Instituto IT Mídia.

Impacto profissional

Para Raphael Carriço, gerente da área de Tecnologia do PageGroup, os profissionais de TI que ainda não estão familiarizados com a transformação digital devem ficar mais atentos e entender as principais mudanças desse setor. “A transformação digital traz desafios às empresas e profissionais que dela participam, especialmente da área de tecnologia. É preciso estar bem conectado com essa nova realidade e como ser parte integrante desse processo”, completa.

No entanto, para o setor de tecnologia, o impacto do covid-19 no modelo de trabalho não foi tão expressivo, já que a maioria dos profissionais já praticava o trabalho remoto. Ainda assim, nos últimos dois anos, as empresas em geral passaram por muita adaptação para a transição de suas equipes para o home office, um processo muito mais desafiador para indústrias que não tinham tecnologia em seu core business.

A digitalização vem fazendo parte da evolução das empresas com a adoção de novas ferramentas, plataformas, sistemas, automação de processos, data driven etc., aumentando a necessidade de contratação de profissionais de tecnologia e influenciando a remuneração de algumas posições.

Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:

Analista de Projetos: 75%

Analista de Business Intelligence: 70%

Consultor SAP: 67%

Remuneração

Média

Cargos que tiveram aumento

41%

Cargos que tiveram estabilidade

55%

Cargos que tiveram queda

4%

As informações integram o Estudo Remuneração 2022 do PageGroup, líder global em recrutamento executivo, que contou com um capítulo sobre a Transformação Digital elaborado em parceria com o Instituto IT Mídia.  Para mais informações sobre transformação digital e remuneração em tecnologia, acesse o Estudo de Remuneração 2022.

 

Sobre o PageGroup:

Fundado na Inglaterra em 1976, o PageGroup é um conglomerado formado por algumas das consultorias de recrutamento especializado mais respeitadas no Brasil e no mundo. Listado na bolsa de valores de Londres, está presente em 36 países.

Em sua gama de soluções para recursos humanos, oferece recrutamento de conselheiros e líderes executivos, alta e média gerência, e posições técnicas e de suporte à gestão. Além disso, conta com soluções para profissionais com deficiência, temporários e terceiros, bem como a execução de programas de talentos, RPO e recrutamento de alto volume.

Atualmente, os quase 8 mil colaboradores do grupo atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para o conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país já realocaram mais de 52 mil profissionais.

 

Sobre o Instituto IT Mídia

O Instituto IT Mídia é uma organização sem fins lucrativos que tem o propósito de transformar vidas por meio da educação e tecnologia. Criado em 2008 a partir do projeto Profissional do Futuro, o Instituto ampliou sua atuação com os projetos Tech para Inclusão, Eu Capacito, o Programa de Formação de Engenheiros, além dos estudos sobre 5G, Ranking de Competitividade Digital e o Manual de Digitalização das Empresas. Saiba mais em: https://www.institutoitmidia.com.br/.

About rosano

Check Also

Sema faz 99 operações e aplica mais de R$ 300 milhões em multas no primeiro trimestre

Operação Amazônia colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para promover a ...