Home / Destaques / Homenagem: Formatura militar marca 15 anos de criação do Rotam

Homenagem: Formatura militar marca 15 anos de criação do Rotam

A

O Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) completou 15 anos de criação, no último dia 21 de junho. Para celebrar a data especial, o comando da unidade realizou, na noite desta quinta-feira (07.07), uma formatura militar para homenagear 60 policiais e civis colaboradores das ações sociais e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo batalhão.

Para o comandante do Rotam, tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, o ato foi uma forma de prestigiar aqueles que, de alguma maneira, contribuíram ou contribuem com a unidade. “Várias pessoas deixaram sua marca, seja por meio do comando, da dedicação do trabalho ou por meio de colaboração nas ações que o batalhão desenvolveu ao longo desses anos. E vejo que essa homenagem é uma forma de agradecer a estas pessoas que por aqui passaram, contribuindo para o crescimento dessa batalhão tão especial”, disse.

Uma das homenageadas, a jornalista Dayanni Ida, disse estar bastante emocionada. “É uma emoção muito grande receber esta homenagem, algo que vem em reconhecimento do nosso trabalho, o que me deixa bastante feliz”, externou.

Para o secretário adjunto de Integração Operacional, Rhaygino Setúbal, “o Rotam é um batalhão que tem uma importância ímpar para a segurança pública e deverá passar por um reaparelhamento, com aquisição de novas viaturas e equipamentos de segurança e proteção”.

O trabalho desenvolvido pelo Rotam também foi destacado pelo comandante geral da Polícia Militar (PM-MT), coronel Gley Alves. “É uma tropa composta por profissionais qualificados, preparados tecnicamente e com alicerces morais. Profissionais abnegados, que atuam não somente na região de Cuiabá, como também em todo estado, e que deixam marcas. Marcas de proteção, de trabalho alicercados nos preceitos constitucionais de servir, proteger e preservar a ordem pública”, salientou Alves.

Rotam

O batalhão tem um efetivo de 150 policiais, divididos em três companhias: Patrulhamento Tático, Controle de Distúrbios Civis (CDC) e Moto-Patrulhamento Tático.

O Patrulhamento Tático atua em apoio direto às unidades da PM, nas situações que necessitam de uma atuação mais incisiva da Instituição, estando a tropa permanentemente de prontidão, em condições de atuar como reforço às ocorrências de maior complexidade, tanto na Capital como no interior do estado.

Em apoio ao serviço de radio-patrulhamento ordinário de combate ao crime, os ‘rotanzeiros’ (como são chamados os policiais da Rotam) trabalham como unidade de segunda intervenção nas ocorrências que representam uma ameaça de maior potencial ofensivo, nas ações contra grupos criminosos fortemente armados, rebeliões e motins em estabelecimentos prisionais, defesa e retomada de pontos sensíveis e outras de maior complexidade.

A Companhia de Controle de Distúrbios Civis (também chamada de Tropa de Choque), atua diretamente em situações em que se faz necessário o emprego de força especializada, em ambientes com grande concentração de pessoas, visando sempre o restabelecimento da ordem, geralmente feito no entorno de centros desportivos, eventos culturais, entre outros.

A Companhia de Moto-patrulhamento Tático possui como principal característica a velocidade e mobilidade. Com as motocicletas, os policiais conseguem se deslocar com maior rapidez para o atendimento de ocorrências, principalmente em pontos mais extremos e com dificuldade de acesso ou de trânsito intenso.

Interior

Além do efetivo lotado diretamente no Batalhão, sediado em Cuiabá, existem policiais treinados pela unidade em todos os Comandos Regionais da Polícia Militar no interior do estado.

Uma das capacitações oferecidas pelo batalhão é o Curso de Capacitação de Força Tática. Centenas de policiais de unidades militares de Mato Grosso fizeram o curso, para que pudessem criar forças próprias com táticas operacionais semelhantes às dos ‘rotanzeiros’.

Responsabilidade Social

Além da atuação diferenciada em prol da segurança da população, o Rotam desenvolve ações sociais permanentes com crianças e adolescentes. Na sede da unidade, no bairro Dom Aquino, está instalado o projeto Jiu-jitsu Rotam, que atende cerca de100 crianças e adolescentes, com idade entre seis e 16 anos.

Além de prevenir e afastar crianças de situações de vulnerabilidade social, o projeto visa estimular a capacidade criativa, oferecendo condições para que os alunos criem e vivam experiências pelas quais possam se tornar agentes atuantes e transformadores na sociedade.

Além disso, todas as terças-feiras, o batalhão oferece à população uma hora e meia de educação física, com profissionais da área e instrutores policiais que orientam os participantes a manterem um estilo de vida mais saudável, com orientações de atividades físicas e alimentares.

Outro evento aberto à população ocorreu este ano, na Lagoa Trevisan, o ‘Rotam Extreme’. Uma prova com 12 obstáculos que, ao longo dos cinco quilômetros de percurso, exigiu condicionamento físico e preparo psicológico dos participantes.

Seminário

Este ano, o Rotam realizou o 1º Seminário de Patrulhamento Tático e Procedimentos Operacionais, em que foram repassadas técnicas de emprego do patrulhamento tático e sua importância no contexto da segurança pública, a partir das experiências do trabalho dos ‘rotanzeiros’.

O curso reuniu autoridades profissionais atuantes no Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Técnica, entre outros.

 

PM-MT 

Twitter: @estrelaguianews

Salvar

About rosano

Check Also

Sema faz 99 operações e aplica mais de R$ 300 milhões em multas no primeiro trimestre

Operação Amazônia colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para promover a ...

Deixe uma resposta