Home / Notícias / Diretores e coordenadores escolares eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro

Diretores e coordenadores escolares eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro

a

A prefeitura de Várzea Grande realiza no dia 10 de janeiro de 2017, solenidade de posse dos novos diretores e coordenadores pedagógicos eleitos pela comunidade escolar em pleito direto realizado em duas etapas, uma para eleger diretores, no final de novembro e a outra para eleger os coordenadores no último dia 16. O evento será realizado a partir das 19h30, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Tenente Abílio da Silva Moraes”, no bairro 15 de Maio.

Tomarão posse diretores e coordenadores pedagógicos eleitos para o triênio 2017/2019 para gestão de 13 Centros de Educação Infantil (CMEI), 42 unidades urbanas e quatro unidades do campo, totalizando 59 escolas. A homologação dos eleitos para o cargo de diretor escolar foi publicada pela secretaria de Educação, no Jornal Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso do último dia 30. Já a relação com os coordenadores eleitos no dia 16 foi publicada, após homologação da secretaria, na edição do último dia 23. Para cada 100 alunos, há a necessidade de um coordenador pedagógico.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, explica ainda que a rede municipal é formada por 79 unidades e somente 59 tiveram eleições diretas. No caso da escolha dos diretores, 20 escolas não tiveram representantes para as eleições. “Isso se deu ou por falta de candidatos ou pelo fato de as unidades não preencherem critérios estabelecidos na lei 2.380, como possuir apenas duas salas de aulas, nenhum professor efetivo ou inexistência de conselho escolar”. Para a escolha de coordenadores pedagógicos, houve disputa de mais de um candidato por escola, como também ocorreu na escolha dos diretores, no entanto, houve unidades que não tiveram representantes, somando 24 unidades. “Nesses casos, a secretaria de Educação, por meio de uma Comissão, fará a indicação de um professor (formação superior como todos os demais eleitos) com o aval do Executivo municipal para ocupar os cargos e a previsão é de que eles sejam empossados juntamente com os candidatos eleitos e que já tiveram seus nomes homologados”.

Ainda conforme explica o secretário de Educação, diferentemente da escolha dos diretores, que foi realizada por meio do voto direto da comunidade escolar, os coordenadores pedagógicos foram escolhidos pelos professores. “Cada um dos candidatos elaborou suas propostas com foco na melhoria e no avanço do ensino público municipal, tanto o candidato ao cargo de diretor escolar quanto ao do cargo de coordenador pedagógico. Cada um dos eleitos conhece a realidade da sua unidade e sabe da importância que terá a partir do próximo ano letivo. Todos foram capacitados para a disputa. E as eleições diretas são uma conquista da própria categoria”.

Sílvio Fidelis reforçou que a escolha dos novos gestores foi marcada pela tranquilidade, transparência e pela intensa participação da comunidade. “Houve casos em que três votos fizeram a diferença para eleger determinado diretor, uma chapa teve 115 votos e a outra 112. Isso é a prova de que a comunidade daquela escola entendeu a importância em participar do processo de escolha do diretor e compareceu para votar”. Ele pontua ainda que cada unidade constituiu sua comissão interna, responsável pela autenticidade dos resultados, “iniciativa que legitimou o pleito”.

O processo de eleição direta cumpriu o dispositivo da Lei Municipal 2380/2001 que trata da gestão democrática nas escolas. Desde agosto a comunidade escolar esteve mobilizada para a escolha dos novos gestores. As escolas com mais de um candidato promoveram debates, expuseram suas propostas de trabalho. (Veja em anexo a relação dos Candidatos Eleitos, à função de Coordenador Pedagógico 2017/2019).

SECOM-VG

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Nova paixão dos goianos, carros elétricos terão exposição especial na 10ª Morar Mais Goiânia

Goiás se destaca no número de emplacamentos de eletrificados e veículos das marcas Ford, Renault ...

Deixe uma resposta