Home / Notícias / Cuiabá sedia reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas

Cuiabá sedia reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas

A

A Defensoria Pública de Mato Grosso sedia, em Cuiabá, a XXVIII reunião ordinária do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG).

O evento que teve início nesta terça-feira (26), na sala da Conselho Superior da Instituição, e tem encerramento nesta quarta-feira (27), reúne os corregedores das Defensorias dos 27 Estados da Federação, além da Defensoria Pública da União (DPU).

O Defensor Público-Geral, Silvio Santana, participou da primeira parte do encontro.

“Receber o Colégio de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas é uma verdadeira honra e uma grande satisfação para Mato Grosso. O colegiado, entre as diversas funções que exerce, traça protocolos e normas para padronização da atuação preventiva e fiscalizadora dos membros das Defensorias, trabalhando em harmonia com as Defensorias-Gerais para o fortalecimento das Instituições .”

O Corregedor-Geral da Defensoria de Mato Grosso, Cid de Campos Borges Filho, avaliou o primeiro dia de atividades.

“É um orgulho para Mato Grosso receber esse colegiado, cuja importância é sem precedentes, vez que as discussões que ocorrem aqui repercutem nacionalmente na prática diária dos Defensores Públicos. Apresentamos algumas práticas exitosas, além do serviço de estatística desempenhado pela secretaria da Corregedoria, que possibilita subsídios para elaboração de nossas recomendações. Creio que a reunião repercutiu muito bem entre os Corregedores, o que nos trouxe muita satisfação. Além disso, tratamos em nossa pauta questões atuais do Direito, envolvendo a atuação dos membros da Defensoria, como a escusa de consciência e suspeição de foro íntimo. Por fim, agradecemos a participação do Defensor Público-Geral, Silvio Santana, e da Administração Superior da Instituição, com os Subdefensores-Gerais Márcio Dorilêo e Caio Zumioti, além dos servidores que nos apoiaram na realização do evento, bem como da Associação Mato-Grossense de Defensores Públicos (Amdep) e do Sindicato dos Defensores Públicos do Estado d Mato Grosso (Sindep)”, declarou.

A presidente do Conselho, Corregedora da Defensoria Pública do Espírito Santo, também falou sobre a importância da reunião.

“Cremos que o valor da reunião de hoje reside na promoção do intercâmbio de ideias e o aprimoramento das práticas dos Corregedores-Gerais, além da uniformização dos procedimentos, o que resulta em mais eficácia nas nossas atribuições. Assistimos ainda a apresentação de um projeto de estatística da Corregedoria de Mato Grosso, a qual avaliamos de forma muito positiva, e pedimos ao Corregedor-Geral Cid Borges que nos fornecesse um material informativo a respeito”, disse.

 

Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Nova paixão dos goianos, carros elétricos terão exposição especial na 10ª Morar Mais Goiânia

Goiás se destaca no número de emplacamentos de eletrificados e veículos das marcas Ford, Renault ...

Deixe uma resposta