Home / Cidades / Associação Mato-grossense do Migrante será ponto de apoio para haitianos

Associação Mato-grossense do Migrante será ponto de apoio para haitianos

A comissão de Cultura e Responsabilidade Social, com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, e do vice-presidente, Flávio Ferreira; recebeu um grupo de haitianos que se mobilizou para criação de uma associação. O encontro aconteceu na última sexta-feira (1º) na sede da Ordem.]

O grupo procurou a OAB-MT em busca de apoio nesse processo legal de formalização jurídica da entidade. Na ocasião, a Ordem propôs a criação de uma rede de sustentação do migrante. A ideia é que a entidade se transforme num ponto de apoio aos migrantes em todo o Estado, oferecendo serviços diversos nas áreas dos direitos humanos, trabalho, moradia, segurança, saúde, educação.

O vice-presidente lembrou que há meses vem trabalhando junto aos haitianos e tem acompanhando o processo de “invisibilidade” que vem acontecendo com esses migrantes, que acabam não sendo reconhecidos como sujeitos portadores de direitos.

“A OAB-MT entende que essa responsabilidade social é de todos: da sociedade, das entidades de classe. A OAB tem essa função legal, constitucional inclusive”, ressaltou Ferreira.

Durante a reunião, ficou definido que no dia 12 de maio – véspera da data em que se comemora a vitória da luta de Zumbi dos Palmares – será realizada, no auditório da OAB-MT, a partir das 19h, a assembleia geral de fundação, constituição e aprovação do estatuto da Associação Mato-grossense do Migrante.

Ferreira ainda esclarece que, apesar dos haitianos estarem encabeçando esse movimento, todos aqueles que vivem em Mato Grosso que dependam de uma palavra, de um porta-voz, terá essa associação como fonte de apoio.

 

OAB-MT

About rosano

Check Also

Policiais civis que atuam no meio ambiente são homenageados

Publicado por: Rosano Almeida Trinta e oito policiais civis foram homenageados com nota de Elogio ...

Deixe uma resposta