Home / Notícias / Programa Vida Plena promove palestra de prevenção ao suicídio

Programa Vida Plena promove palestra de prevenção ao suicídio

Publicado por: Rosano Almeida

Neste exato momento que você está lendo esta matéria uma pessoa, em algum lugar do planeta, está tirando a própria vida. Assustador não é mesmo? Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, o que representa cerca 1 milhão de mortes por ano. Por mais que este seja um tema delicado e que as pessoas ainda tenham grande resistência em discuti-lo ele é real. O suicídio não escolhe idade, classe social, religião ou país, ele está em todos os lugares e não pode ser ignorado.

Com o objetivo de tirar cada vez mais este assunto do fundo da gaveta empoeirada e trazê-lo para o centro das discussões o Programa Vida Plena promove nesta sexta-feira (20) a palestra “A vontade de ser feliz – a vida é a melhor escolha”, que será ministrada pelo psicólogo Afro Stefanini II, dentro da campanha do “Setembro Amarelo” realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. A palestra será às 15h30 no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

No Brasil os dados são cada vez mais preocupantes. De acordo com a OMS, o Brasil registra um suicídio a cada 45 minutos. Segundo os mesmos dados, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, ficando atrás de violência interpessoal e acidentes de trânsito. Quase todos esses suicídios estão relacionados a transtornos mentais, como a depressão.

Especialistas no assunto defendem que campanhas de prevenção e conscientização da depressão e do suicídio podem fazer toda a diferença. Estima-se que 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso e pudessem tratar a doença que leva ao suicídio.

Origem do Setembro Amarelo:  O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Laço amarelo – Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

 

 

Ministério Público do Estado de Mato Grosso

About rosano

Check Also

Nova paixão dos goianos, carros elétricos terão exposição especial na 10ª Morar Mais Goiânia

Goiás se destaca no número de emplacamentos de eletrificados e veículos das marcas Ford, Renault ...

Deixe uma resposta