Home / Destaques / Associados do Sicredi serão isentos de tarifa sobre o verifique especial

Associados do Sicredi serão isentos de tarifa sobre o verifique especial

Cooperativas que atuam na região Centro Norte abrem mão da cobrança e beneficiam associados nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre

 Publicado por: Rosano Almeida 

Como cooperativas do Sicredi na região Centro Norte, que cobrem os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre, não pagam uma taxa de 0,25% dos associados com limite sem verificação especial acima de R $ 500, autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O órgão reprojeta ou verifica especial e permite às instituições financeiras a cobrança de tarifa como forma de compensação pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciado no final de novembro e válido a partir de 6 de janeiro de 2020.

As regras do CMN, com uma taxa de 0,25%, incidem sobre o valor do limite que exceder R $ 500 e serão descontadas no valor devido ao título de juros de cheque especial no mês seguinte, caso seja usado. Ao decidir pela não tarifação, o Sicredi prova mais uma vez que está ao lado de seus associados e trabalha junto para o seu crescimento, sejam eles pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) ou produtores agrícolas.

“Somos uma instituição financeira cooperativa da comunidade. Nosso interesse é o desenvolvimento dos nossos associados, das suas finanças e dos seus negócios. Que tiveram uma vida financeira saudável e equilibrada. A não cobrança desse imposto, autorizada pelo CMN, demonstra que estamos ao lado dos nossos associados agregando valor e renda ”, diz o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Centro Central Sicredi Norte, Ézio Almeida. Ele acrescenta que o Sicredi tem um forte trabalho de educação financeira com o objetivo de orientar os associados sobre o melhor uso do dinheiro e das linhas de crédito.

Para ter uma idéia dos efeitos da limitação sem verificação especial, em novembro de 2019, quando o Conselho Monetário Nacional anunciou uma medida, um índice de juros médio do mercado para verificação especial estava em 12% ao mês. Esse imposto, usuário que utiliza R $ 1 milhão em limite de cheque especial por um período de 30 dias, com um custo médio médio de R $ 120. Com as novas regras, esse custo passa a ser de até R $ 80, sem pagamento de tarifa. E nos meses em que o usuário não utiliza o cheque especial, uma tarifa paga (0,25%) seria de R $ 1,25.

Segundo governo federal, o objetivo de limitação de juros do cheque especial visa reduzir seu custo e sua regressividade, considerando que essa linha de crédito é mais usada pelos clientes de menor poder aquisitivo e pouca educação financeira. A limitação de juros em 8% no mês começa a valer em 6 de janeiro de 2020. Para os contratos em vigor, uma incidência de tarifa só será permitida a partir de 1º de junho de 2020. A instituição financeira que selecionou pela cobrança deve se comunicar o cliente com 30 dias de antecedência.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação de mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados * e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br .  

* Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.   

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente 457 mil associados, com 176 agências em 140 municípios.

 

Assessoria

 

 

 

About rosano

Check Also

Governo fortalece indústria do turismo com obras de infraestrutura espalhadas pelo Brasil

Todas as regiões estão contempladas com empreendimentos para melhoria e desenvolvimento turístico local. Dados associados ...

Deixe uma resposta