Home / Destaques / Universalização da conectividade e atualização das regras para radiodifusão estão entre prioridades, diz ministro

Universalização da conectividade e atualização das regras para radiodifusão estão entre prioridades, diz ministro

Juscelino Filho participou, nesta nesta quarta-feira (15.02), do Seminário Políticas de Telecomunicações, com especialistas do setor

Da Assessoria do MCom

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou, nesta quarta-feira (15), em Brasília, do Seminário Políticas de Telecomunicações. O evento foi promovido pelo Portal Teletime e reuniu cerca de 300 especialistas do setor no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), na Universidade de Brasília (UnB). O representante da Pasta abordou as perspectivas das políticas setoriais no novo governo e a agenda regulatória que será desempenhada durante a sua gestão.

Na ocasião, o ministro destacou a atuação para construir um Plano Nacional de Inclusão Digital que tenha um impacto na vida das pessoas. “A inclusão digital terá total atenção na nossa gestão. Não é possível exercer a cidadania sem a conectividade digital”, afirmou Juscelino Filho. “Estamos iniciando estudos para uma política nacional de inclusão digital pautada em dois eixos: conectividade significativa e universal e promoção das habilidades digitais”, reforçou.

Além disso, o ministro lembrou que o Ministério das Comunicações (MCom) permitiu o repasse de R$ 1,2 bilhão do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visando financiar projetos para o setor, incluindo ações que promovam a conectividades para escolas.

Já por meio da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (SECOE) , Juscelino Filho deseja promover a atualização do setor de Radiodifusão. “Vamos trabalhar para modernizar as regras da área, adotando uma regulação assimétrica que busque reduzir a carga de obrigações sobre os radiodifusores de menor porte e de radiodifusão pública, comunitária e estatal”, comentou. O ministro ainda citou a importância de fortalecer o setor e elaborar diretrizes para a implementação da TV 3.0.

Além do ministro, os secretários de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, e da SECOE, Wilson Wellisch, participam de painéis no seminário.

REPERCUSSÃO – Após o discurso de Juscelino Filho, o diretor editorial do Teletime e organizador do evento, Samuel Possebon, avaliou positivamente as propostas apresentadas. “Com tantos anos de experiência no setor, nunca viu uma agenda tão completa. Teremos quatro anos para discutir e o governo para colocar as ações em prática”, comentou.

Também presente na abertura do evento, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri, destacou o papel executor da autarquia. “O ministro apresentou diretrizes claras para promover a conectividade no país. Nós não fazemos as políticas, nós as cumprimos. E faremos todo o esforço para esta universalidade da conectividade seja alcançada, especialmente as parcelas mais vulneráveis da sociedade”, apontou.

 

Ministério das Comunicações

About rosano

Check Also

Governo fortalece indústria do turismo com obras de infraestrutura espalhadas pelo Brasil

Todas as regiões estão contempladas com empreendimentos para melhoria e desenvolvimento turístico local. Dados associados ...