Home / Nacional / UNICEF convida municípios do Mato Grosso a assumir o compromisso de priorizar crianças e adolescentes

UNICEF convida municípios do Mato Grosso a assumir o compromisso de priorizar crianças e adolescentes

Municípios tem até 08 de agosto para aderir ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024, iniciativa em que UNICEF e seus parceiros apoiam a gestão municipal na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Publicado por: Rosano Almeida

O UNICEF convida os municípios do Mato Grosso a aderir à edição 2021-2024 do Selo UNICEF, e assumir o compromisso de colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal. A adesão pode ser feita no site selounicef.org.br até 08 de agosto.

“O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira”, explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil. “Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade”.

Com a adesão à iniciativa, os municípios passam a ser acompanhados pela equipe do UNICEF e de seus parceiros implementadores a partir da avaliação, monitoramento e o suporte técnico para apoiar a realização de ações que visam melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios. Ao longo de quatro anos, as gestões municipais terão acesso a formações, conteúdos programáticos, acompanhamento de seus indicadores e de planos de ação. Nesta edição, o suporte técnico ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade.

O lançamento da edição 2021-2024 do Selo UNICEF acontece às 10h (horário de Brasília) de terça-feira, 15 de junho, no Youtube do UNICEF Brasil . No evento, celebridades e representantes de diversos setores explicam o impacto do Selo UNICEF na garantia dos direitos de meninas e meninos, e convidam municípios a assumir esse compromisso.

Resultados da edição anterior do Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido, que se comprometeram a priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas, com metas e indicadores claros. Desses, 473 municípios foram certificados.

No Mato Grosso, foram 11 municípios certificados. Eles se destacaram ao ampliar o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida. De 2016 a 2018 (último dado disponível), no Brasil, o acesso a esse registro cresceu 0,62%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF no Mato Grosso, o aumento foi de 2%.

Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. No Mato Grosso, 81% dos munícipios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar , indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Confira os resultados dos municípios do Mato Grosso no Selo UNICEF:

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em https://www.unicef.org.br e no Facebook, Twitter, Instagram , YouTube e LinkedIn.

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...