Home / Internacional / Trump declara coronavírus emergência nacional nos Estados Unidos da América

Trump declara coronavírus emergência nacional nos Estados Unidos da América

Publicado por: Rosano Almeida

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira, 13, emergência nacional devido ao rápido avanço da pandemia de coronavírus, abrindo as portas para mais ajuda federal para combater a doença no país.

Os Estados Unidos têm 1.872 casos de Covid-19 confirmados até agora, além de 41 mortes. O temor da propagação da doença no país levou à escassez de produtos nas prateleiras de mercados e forçou os governadores de seis estados a anunciar o fechamento de escolas por um período de até duas semanas.

Trump vinha sendo pressionado para declarar estado de emergência sob a lei de 1988, que permite que a Federal Emergency Management Agency (FEMA) forneça fundos de até 40 bilhões de dólares para governos estaduais e municipais, além de equipes de suporte. A medida raramente é utilizada. O ex-presidente Bill Clinton, em 2000, declarou tal emergência para o vírus do Nilo Ocidental.

O governo federal também anunciou nesta sexta-feira que irá agilizar a distribuição de novos kits de diagnóstico para a doença que, até o momento, são insuficientes para atender a demanda.

 

Reuters

About rosano

Check Also

47 medicamentos antigos podem tratar o coronavírus, segundo novo estudo

Publicado por: Rosano Almeida Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *