Home / Destaques / Prefeitura e Marinha entregam monumentos históricos para Cuiabá

Prefeitura e Marinha entregam monumentos históricos para Cuiabá

Publicado por: Rosano Almeida

A Prefeitura de Cuiabá e a Marinha do Brasil realizaram nesta terça-feira (28), três atos em homenagem e retribuição a conexão com a cidade de Corumbá (MS).

A primeira entrega foi do monumento histórico em formato de viola de cocho em alusão a ligação Cuiabá com a “Cidade Branca”. Em seguida, a Praça Luís de Albuquerque, na região do porto, recebeu restaurado o busto do Almirante da Marinha Augusto Leverger e o Obelisco comemorativo ao bicentenário da fundação de Cuiabá, oferecido por Corumbá e inaugurado em abril de 1920. A terceira entrega foi o busto do Almirante Tamandaré, no Museu do Rio. Os eventos foram organizados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, conduzida pelo secretário Francisco Vuolo.

Todas as entregas fazem parte do pacote de comemoração dos 300 anos de Cuiabá. “Uma relação sentimental, o monumento que inauguramos frente a rodoviária de Cuiabá, próxima ao bairro Alvorada é uma retribuição a Corumbá, que nos 200 anos de Cuiabá nos brindou com o obelisco que hoje adorna a Praça Luiz Albuquerque, no Porto. Cem anos depois, devolvemos a gentileza do povo corumbaense a nossa cidade “Branca”. Para nossa alegria, Corumbá também mandou fazer uma réplica desse nosso presente e vai colocar em uma das praças onde iremos estar também neste momento os prestigiando” explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A escultura está fixada em Cuiabá na rotatória de acesso para o Terminal Rodoviário de Cuiabá. Feita de chapas de metais, a viola é uma criação do artista plástico Jonas Lima Correa Neto e possui 3,5 metros de altura por 7 metros de comprimento. A peça gêmea será inaugurada no dia 21 de setembro em Corumbá, dia do aniversário de 241 anos da cidade.

Na praça Luís Albuquerque, a Prefeitura também recebeu uma âncora e um canhão marítimo, que foram fixados no local. “Dando sequência nesse reencontro histórico, tivemos a oportunidade de hoje homenagear a Marinha Brasileira, que foi tão importante no processo de desenvolvimento histórico, econômico e comercial de Cuiabá. Tivemos um grande herói mato-grossense que por três vezes foi presidente da nossa província, o grande Augusto Leverger. Homenagear este homem, é saudar um grande personagem da nossa história, política e força militar, por isso restauramos o seu busto assim como o busto do Almirante Tamandaré considerado um herói nacional. Este é momento de homenagear todos esses personagens, e estreitar os laços com o povo corumbaense“, finalizou o prefeito.

Para o Comandante do 6° Distrito Naval de Corumbá, Almirante Arentz, esse evento é muito significativo para a Marinha do Brasil. “A Marinha tem um prazer muito particular em estar contribuindo de alguma forma com o desenvolvimento nacional em diversos segmentos. É um privilégio para nos presenciarmos a participação e o incentivo da Prefeitura em revigorar os busto destes ilustres representantes da Marinha”, disse o almirante.

As entregas dos monumentos históricos confirmam a relação de irmandade entre as duas cidades, Cuiabá e Corumbá, que além de compartilharem da intimidade com as águas que serpenteiam seus perímetros, tem também na cultura do povo pantaneiro suas semelhanças.Também participaram dos eventos o vereador Zidiel Coutinho, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa e o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales.

 

Assessoria da Prefeitura de Cuiabá

 

 

About rosano

Check Also

Suco de Maçã Yakult conquista selo Proteste

Produto foi avaliado de forma espontânea pelos consultores da entidade, e foi aprovado para estampar o ...

Deixe uma resposta