Home / Destaques / Multi Cidadania atende cerca de 400 pessoas e realiza 210 serviços em Alto Araguaia

Multi Cidadania atende cerca de 400 pessoas e realiza 210 serviços em Alto Araguaia

O Projeto Multi Cidadania, realizado na Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro, atendeu cerca de 400 pessoas no sábado (12.05) e possibilitou a realização de 210 serviços. Os números mostram a importância do evento, cujo objetivo foi oferecer, gratuitamente, serviços diversos à população do município de Alto Araguaia. A iniciativa foi da prefeitura local, por meio da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), em parceria com o Governo de Mato Grosso.

Entre os serviços ofertados aos moradores pelo Multi Cidadania estavam emissão de documentos, atendimentos e orientações jurídicas, corte de cabelo, limpeza de sobrancelha, bazar de roupas, palestras entre outros, além de apresentações culturais e esportivas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A proposta integra um plano de política público criado pela prefeitura em 2017.

Os moradores que buscam os serviços saíram satisfeitos com a iniciativa. Foi o caso do senhor Enoque Rosa de Souza, 62 anos, morador no Bairro Atlântico. Ele buscou o Multi Cidadania para emitir a segunda via do RG. “A iniciativa é muito boa. O povo merece, porque ajuda todo mundo. Hoje em dia tudo que vai fazer é muito cara. Isso [Multi Cidadania] ajuda muito a população. Ficamos muito agradecidos por isso. Foi bom [o atendimento]. Foi rápido”, disse.

O Multi Cidadania foi elogiado não somente por quem buscou os serviços, mas também por quem estava, voluntariamente, oferecendo atendimentos à comunidade. É o caso da técnica em enfermagem Gleice Rodrigues da Maia. Ela, juntamente com outros acadêmicos, garantiu à comunidade atendimentos na área de saúde com aferição de pressão e de glicemia. “Quando comecei a faculdade não tive essa oportunidade de colocar o que aprendia em sala de aula na prática. Hoje em dia vemos que a comunidade está se habilitando em ajuda o próximo. Para nós foi ótimo. A gente adquire experiência prática, habilidade e agilidade no atendimento. É ótimo”, ressaltou.

SERVIÇOS GRATUITOS – O Multi Cidadania ofereceu a comunidade um elevado número de serviços como a expedição de documentos como CPF, RG, Ide Jovem, carteira de trabalho, carteira do idoso, cartão do SUS, emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento, óbito e cadastramento no Programa Bolsa Família. Com o CEJUSC ocorreu renegociação de dívidas, divórcio, guarda judicial, dissolução de união, entre outros.

A Defensoria Pública, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alto Araguaia e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) levaram orientações diversas. A Divisão de Água e Esgoto (DIVAES) possibilitou a emissão da segunda via da conta de água, troca de titular e parcelamento de dívidas. O Centro de Atendimento Empresarial (CAE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) levam aos moradores informações sobre microcrédito, MT Fomenta e formalização de Microempreendedor Individual (MEI). Teve ainda serviços da Receita Federal, aferição de pressão de glicemia, plastificação de documentos, cortes de cabelo, bazar de roupas, palestras, fotos 3×4, inscrições para cursos do Sindicato Rural Patronal, limpeza de sobrancelha e confecção de currículo, além palestras e orientações da Polícia Militar e do Núcleo do Corpo de Bombeiros.

 

Assessoria da Prefeitura

Twitter: @estrelaguianews

 

 

 

About rosano

Check Also

Proteção de pessoas em mobilidade humana e apátridas é o tema da primeira consulta regional do Processo de Cartagena+40, realizada no México

Convocada por Chile e México, terminou hoje a Primeira Consulta Temática do Processo de Cartagena+40 ...

Deixe uma resposta