Home / Internacional / Fala de assessor da Casa Branca sobre Ucrânia mina estratégia de Trump contra impeachment

Fala de assessor da Casa Branca sobre Ucrânia mina estratégia de Trump contra impeachment

Publicado por: Rosano Almeida

A declaração de um assessor de alto escalão da Casa Branca sugerindo que o presidente Donald Trump queria um favor político da Ucrânia em troca de ajuda militar prejudicou a estratégia do governo contra o impeachment e deixou aliados republicanos surpresos e frustrados.

O chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, disse a repórteres na quinta-feira que a decisão de Trump de reter 391 milhões de dólares de ajuda à Ucrânia teve ligação com seu desejo de uma investigação ucraniana sobre uma teoria já desmentida de que um servidor de computadores do Partido Democrata dos EUA estaria sediado na Ucrânia.

Após semanas durante as quais o presidente tem argumentado que o inquérito de impeachment contra ele é ilegítimo porque não solicitou favores políticos indevidamente, os comentários de Mulvaney, dos quais ele subsequentemente tentou se retratar, pareceram derrubar os argumentos centrais que Trump e seus assessores apresentaram contra a iniciativa de afastá-lo do cargo.

“A menos que seu objetivo final seja fazer com que a votação do impeachment aconteça mais cedo, e não mais tarde, não vejo como isso ajuda”, disse um ex-funcionário do governo com laços com a Casa Branca.

“Não acho que isso seja prejudicial por si mesmo, mas é mais uma peça do quebra-cabeças que os democratas estão montando e outro incidente de uso da política externa americana para uma vantagem política particular para o qual podem apontar”.

A senadora republicana Lisa Murkowski, do partido de Trump, disse: “Você não retém ajuda estrangeira que já havíamos destinado por uma iniciativa política. Ponto final”.

Democratas da Câmara dos Deputados estão realizando audiências devido à desconfiança de que Trump pressionou indevidamente a Ucrânia a investigar um rival político, o ex-vice-presidente Joe Biden, e seu filho Hunter, que fez parte do conselho de uma empresa de energia ucraniana.

A Câmara poderia votar um impeachment até o final deste ano, o que desencadearia um julgamento no Senado, que é controlado pelos republicanos.

A confirmação de uma tentativa de troca de favores reforçaria os argumentos dos democratas, para os quais Trump abusou da função.

 

Reuters

About rosano

Check Also

Empreendimento em construção na Flórida planeja escola e hospital dentro da comunidade

Novo modelo residencial tem atraído compradores e locatários ao harmonizarem luxo e comodidades Por Matheus ...

Deixe uma resposta