Home / Notícias / Evolução das doenças exige uso de novas vacinas na suinocultura

Evolução das doenças exige uso de novas vacinas na suinocultura

Prevalência de novos genótipos demanda modernas formas de prevenção para os vírus que circulam nas granjas

Da assessoria

O uso de vacinas na suinocultura é determinante para o bem-estar animal, para a produtividade e rentabilidade das granjas. os vírus estão em constante evolução, exigindo uma avaliação precisa de novas vacinas e tecnologias disponíveis no mercado.

Essa avaliação é essencial para o suinocultor, pois por meio dela será possível identificar quais os principais desafios de campo que o plantel é exposto. Com estas informações o produtor pode escolher as opções mais efetivas de prevenir algumas doenças, aumentar a eficiência produtiva e minimizar os danos financeiros.

De acordo com o Assistente Técnico de Suínos da Zoetis, Kairon Franz, as avaliações de performance de vacinas e todo o protocolo vacinal devem ser realizadas periodicamente. “A sanidade é dinâmica e os desafios do plantel mudam constantemente, novas tecnologias de prevenção são determinantes para o sucesso profilático de um plantel,”, destaca o especialista.

Não basta apenas vacinar, é preciso verificar periodicamente através de avaliações de performance vacinal, se o imunizante está garantindo o melhor desempenho zootécnico no campo. “Nesse caso, é preciso fazer um delineamento experimental. Formar dois grupos, sendo um grupo teste e outro controle. E assim garantir a mínima interferência de vieses de produção, como, ordem de parto das matrizes, padronização da idade ao desmame dos manejos e ambiência”, explica o especialista.

Com esse processo, é possível analisar os indicadores zootécnicos como mortalidade, conversão alimentar, ganho de peso, custo com medicamentos, condenações ao abate e finalizando com o retorno econômico sobre o investimento.

Novas tecnologias

A tecnologia pode e deve ser um aliado do produtor que busca excelência no processo de produção. “Quando o produtor consegue investir em novas tecnologias, ele minimiza o risco de perdas de produtividade e consequentemente aumenta a rentabilidade”, finaliza o especialista da Zoetis.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio do avanço no cuidado com os animais. Depois de inovar maneiras de prever, prevenir, detectar e tratar doenças animais por mais de 70 anos, a Zoetis continua apoiando aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de veterinários e donos de animais a criadores de gado e pecuaristas. O portfólio líder e o portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias da empresa fazem a diferença em mais de 100 países. Uma empresa da Fortune 500, a Zoetis gerou uma receita de US$ 8,1 bilhões em 2022, com aproximadamente 13.800 funcionários. Para mais informações, clique aqui.

About rosano

Check Also

Envelhecimento de brasileiros ameaça convênios tradicionais e abre caminho para alta das clínicas low cost

Na próxima década, o país terá cerca de 41,5 milhões de pessoas com 65 anos ...