Home / Destaques / Consul lança série documental protagonizada por mulheres em apoio ao empreendedorismo feminino

Consul lança série documental protagonizada por mulheres em apoio ao empreendedorismo feminino

Em 8 episódios, “Todo Dia É Dia” traz histórias de brasileiras empreendedoras que mudaram suas realidades ao vencerem o medo de abrir o próprio negócio e conquistaram independência financeira e emocional

Da Assessoria

Neurilene, Arlene, Antonia, Márcia, Elidiana, Maria Luísa, Karina, Nelci, Soraya, Sandra e Marisa. O que essas mulheres têm em comum com outras mais de 10 milhões espalhadas pelo país* é a coragem de enfrentar muitas barreiras e iniciar o próprio negócio como empreendedoras. Para dar luz a essas histórias e mostrar o potencial transformador das mulheres quando decidem empreender, a Consul – presente em mais de 50% dos lares do Brasil, estreia a série documental “Todo Dia É Dia”.

O projeto é uma das ações em comemoração aos 20 anos do Consulado da Mulher, ação social da Consul, que qualifica mulheres empreendedoras fazendo com que elas se sintam confiantes e capazes de empreender ou ampliar seus negócios, gerar renda e adquirir autonomia financeira, saindo da informalidade. O trabalho do instituto beneficia diretamente as mulheres que empreendem e, muitas vezes, são as principais responsáveis pela renda dentro de casa. A mentoria oferece desde a elaboração do plano de negócios, controles financeiros, marketing, gestão administrativa, até sustentabilidade do negócio. Além disso, as mulheres recebem suporte financeiro com a doação de eletrodomésticos da marca Consul. Ao todo, a Consul já investiu mais de R$ 70 milhões nas iniciativas do Consulado.

Com 8 episódios, todos disponíveis no YouTube, a produção cinematográfica em parceria com a Meola Filmes conta as histórias de 11 mulheres de diferentes regiões do país que conseguiram mudar suas vidas e a de suas famílias após acreditarem em si e abrirem o próprio negócio com apoio do Consulado da Mulher. Cada episódio conta a história de uma personagem da vida real, como a Neurilene, uma indígena que abriu o primeiro restaurante da Comunidade Indígena Três Unidos, no interior do Amazonas; ou da Antonia, que após se curar de um câncer, resolveu deixar o emprego e trabalhar com o que sempre sonhou: doces e salgados.

Neurilene Cruz, da Aldeia Três Unidos, no Amazonas, protagonista do episódio “Proposta de Coragem”

“A Consul é uma marca com mais de 70 anos de história, que está presente em mais de 50% dos lares brasileiros, fazendo parte do dia a dia e entendendo a realidade do brasileiro. O Consulado da Mulher é resultado dessa relação. É um facilitador, pois descomplica e traduz o mundo do empreendedorismo formal para o informal. Esta é uma pauta que a Consul abraçou há 20 anos, quando pouco se falava de empreendedorismo feminino. As histórias das 11 mulheres do documentário têm conexão com o momento que muitas outras estão vivendo, de dificuldade financeira, de desacreditar no próprio potencial, de ter o sonho de abrir um negócio, mas não achar que é capaz. Queremos reforçar o poder dessas mulheres e mostrar que, para a Consul e o Consulado da Mulher, sonho impossível é aquele que ninguém tentou realizar.” afirma Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool.

 

Antonia Lopes, de São Paulo, protagonista do episódio “Bom Dia, Zefinha”

Para desenvolver a série documental, a Consul se uniu aos diretores de cinema Murilo Meola e Letícia de Bortoli. Juntos, ao longo de vários dias, eles mergulharam no universo do empreendedorismo feminino em mais de 30 horas de entrevistas e 15 mil quilômetros rodados. Segundo o diretor, a participação de uma mulher na direção do filme foi fundamental para direcionar a narrativa sob o olhar de quem tem espaço de fala naquele assunto.

Os resultados desse trabalho são narrativas inspiradoras e potentes, que mostram com qualidade cinematográfica a realidade do empreendedorismo feminino no Brasil e o poder da transformação por meio do conhecimento. “Há 20 anos, o Consulado da Mulher incentiva o empreendedorismo feminino e já impactou mais de 37 mil mulheres para que, juntas, possam transformar vidas. O “Todo Dia É Dia” traz à luz algumas dessas histórias inspiradoras e mostra o que muita gente não vê: a mulher de negócios que você tanto admira pode estar na casa ao lado.” completa Leda Boger, Diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher.

No ano passado, pela primeira vez, o Consulado da Mulher realizou uma pesquisa com mulheres que passaram por seus programas de capacitação entre 2016 e 2019 para entender o impacto de suas atividades ao longo do tempo, de 3 a 5 anos depois da assessoria. 80% das entrevistadas continuam empreendendo, 89% continuaram aumentando o faturamento e 55% seguiram fazendo reformas e melhorias na casa e no negócio após o programa.

Além da Meola Filmes, a agência FCB participou junto à marca Consul na idealização e produção do projeto. A Websérie documental “Todo Dia É Dia” está disponível para todos no canal do YouTube da Consul. Acesse aqui.

Ficha técnica:

Agência: FCB Brasil

Cliente: Whirlpool

Produto: Consulado da Mulher

Título: Todo dia é dia

Estratégia, criação, produção e Mídia: FCB Brasil – Amanda Zambrana, Anna Martha, Bibiana Saldanha, Carolina Andrade, Claudia Schneider, Elton Longhi, Fernanda Geraldini, Henrique Aquino, Heloisa Ribeiro, Isabela Panico, Leticia Rodrigues, Luisa Kneipp, Luizye Konstantinow, Marcella Huche, Marcelo Rizério, Mariana Cabrera, Mariana Teixeira, Mateus Madureira, Mayara Nunes, Renata Reigota, Ricardo John, Robson Cruz, Teresa Urbano, Tamires Santos, Tiago Santos, Vinnicius Vespoli e Yasmin Rodrigues.

Produtora: Meola Filmes

Direção e Roteiro: Murilo Meola e Leticia de Bortoli

Colaboração de roteiro e pesquisa: Flávio Ermírio

Diretor de Fotografia: Leticia de Bortoli

Produção Executiva: Murilo Meola

Atendimento: Pâmela Viríssimo

Diretor de Produção: Murilo Meola

Coordenador de Produção: Jose Peroza

Assistente de Produção: Pâmela Viríssimo

Assistente de Direção: Jose Peroza

Som Direto: Clara Cervantes

Som Direto Extra: Léo Bortolin

1ª Assistente de Câmera: Danielle Bryant

2ª Assistente de Câmera: Bárbara Lacerda

3ª Assistente de Câmera: Megan Zinka

Logger: Barbara Lacerda

Câmera Adicional: Barbara Lacerda e Karim Rojas

Coordenação de Pós Produção: Murilo Meola

Pós Produção e Finalizadora: Leticia de Bortoli

Montadora: Leticia de Bortoli

Design de Som / Foley: Amy Fajardo

Produção Musical e Composição: Amy Fajardo

Mixagem e Finalização de Som: Amy Fajardo

Aprovação do cliente: Amanda Tolezano, Allyne Magnoli, Erica Zanotti, Felipe Santos, Franciele Silva, Gabriella Petroli, Julia Santana, Shade Raizler

 

Sobre o Instituto Consulado da Mulher

O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos mulheres que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 20 anos de atuação, são mais de 37 mil pessoas beneficiadas e 1387 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história! Outras informações neste link.

Sobre a Consul

Há mais de 70 anos no mercado brasileiro, a Consul é pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas no segmento de eletrodomésticos. É parte da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

 

About rosano

Check Also

Pix é a segunda forma de pagamento mais utilizada em corridas de aplicativo

Levantamento realizado pela Gaudium, dona da Machine, mostrou que o Pix só fica atrás do ...