Home / Nacional / Bolsonaro avalia GLO para reintegração de posse em áreas rurais

Bolsonaro avalia GLO para reintegração de posse em áreas rurais

Publicado por: Rosano Almeida

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 2ª feira (25.nov.2019), na saída do Palácio da Alvorada, que avalia enviar 1 projeto ao Congresso Nacional para criar uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no campo, segundo o G1.

O objetivo é que o grupo militar reaja mais rapidamente a invasões de propriedades rurais e permita maior celeridade em ações de reintegração de posse.

“Tem alguns Estados em que mesmo a justiça determinando a reintegração de posse é o governador que faz. Isso é protelado. E já tem 1 Estado aí, não quero falar qual é, que está em nosso colo pra resolver. Depois de 8 anos que os caras invadiram fica mais difícil de fazer reintegração de posse“, afirmou.

Nas redes sociais, Bolsonaro voltou a defender o excludente de ilicitude para operações de GLO nos Estados. “A tropa da GLO não é para fazer relações públicas, ela vai para se impor, conter ações terroristas, depredação de bens, queima de ônibus, evitar que inocentes morram, etc. No mais, para enfrentar a esses marginais, é que se faz necessário o Excludente de Ilicitude”, escreveu em seu perfil oficial no Facebook.

Na última 5ª feira (21.nov.2019), o governo federal enviou ao Congresso 1 projeto sobre este tema. O texto define as situações em que os militares e agentes de segurança teriam excludente de ilicitude em operações da GLO. Bolsonaro quer limitar GLO se os congressistas não aprovarem o projeto.

As ações de Garantia da Lei e da Ordem são feitas quando há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves perturbações da ordem. Nelas, é concedido provisoriamente às Forças Armadas o poder de atuar como polícia até o restabelecimento da normalidade.

Poder 360

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta