Home / Nacional / TSE cancela 2,486 milhões de títulos de eleitores que não foram votar

TSE cancela 2,486 milhões de títulos de eleitores que não foram votar

Publicado por: Rosano Almeida

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou o cancelamento 2,486 milhões de títulos de eleitores que não votaram –ou justificaram a ausência –em três eleições consecutivas. Pelo critério da Corte, cada turno é considerado uma eleição. Também entram na conta pleitos suplementares que possam ter sido realizados.

Os Estados com mais títulos anulados foram: São Paulo (674 mil), Rio de Janeiro (299 mil), Minas Gerais (226 mil), Rio Grande do Sul (120 mil) e Paraná (107 mil). Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking, com 199.136 cancelamentos, seguido por Rio de Janeiro (126.251) e Goiânia (39.841).

Em Brasília, onde as eleições são realizadas apenas a cada 4 anos, o número de eleitores com títulos cancelados superou os 35 mil. Por outro lado, Belém se destacou como a capital com menos dividendos eleitorais. Apenas 12 títulos foram cancelados na capital paraense.

COMO REGULARIZAR A SITUAÇÃO

Quem teve o título cancelado e pretende recuperá-lo precisa comparecer a uma junta eleitoral com documento de identidade com foto e comprovante de residência –o título, mesmo que cancelado, deve ser levado também se a pessoa ainda o tiver. É preciso ainda pagar uma multa.

Para consultar a situação do seu título e saber se ele foi cancelado, o eleitor pode acessar a página do TSE ou procurar 1 cartório eleitoral, levando documento com foto. Caso o titular do documento tenha omitido a prestação de contas de campanha ou esteja com os direitos políticos cassados, a regularização estará vedada pelo Tribunal.

Sem a validade do título de eleitor, o cidadão fica inapto para emitir de carteira de identidade, receber salário de órgão público e solicitar empréstimos em bancos estatais. Além disso, pode ter também dificuldades para a ser nomeado após aprovação em concurso público.

 

Poder 360

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta