Home / Internacional / Tempestade Nate avança para México e Estados Unidos da América

Tempestade Nate avança para México e Estados Unidos da América

A

A tempestade tropical Nate avançava nesta sexta-feira (06) ao longo da costa caribenha de Honduras para o México e os Estados Unidos, após devastar os países centro-americanos, onde deixou 22 mortos.

Costa Rica, Nicarágua e Honduras, os países mais atingidos por Nate, começavam a contabilizar os danos, enquanto as chuvas pareciam dar uma trégua.

A tempestade deixou 11 mortos na Nicarágua, oito na Costa Rica e três em Honduras, além de vários desaparecidos, de acordo com os serviços de emergência.

Comunidades inteiras continuavam isoladas por destruição de pontes, inundações de estradas, rios que transbordaram e deslizamentos de terra que arrasaram casas e estradas, enquanto a saturação de água no solo ameaça novos deslizamentos.

Em Honduras, a parte sul do país foi a mais afetada e segue o alerta amarelo para a maior parte do território, segundo a Comissão Permanente de Contingências (Copeco).

O chefe do Corpo de Bombeiros do departamento hondurenho de Gracias a Dios, o sargento Dougas Espinal, disse à AFP que ainda chovia na região, mas sem grandes problemas.

– Buscas por desaparecidos –

Na Costa Rica, as comunidades do Pacífico norte e a zona sul ainda estavam inundadas, enquanto as equipes de resgate procuravam mais de 30 pessoas desaparecidas.

O presidente Luis Guillermo Solis anunciou três dias de luto pelas oito pessoas mortas no país, incluindo uma menina de três anos que morreu em um deslizamento de terra que destruiu sua casa.

Solis advertiu que, apesar da melhora do tempo, ainda existe o risco de inundações e deslizamentos de terra porque tudo indica que as chuvas continuarão no fim de semana e os solos estão saturados de água.

“Realizamos uma avaliação muito detalhada da situação climática. Está melhorando, mas não em Guanacaste (noroeste) e no sul. Esta situação é enganosa porque vai chover durante o fim de semana, o solo está saturado e há possibilidade de deslizamentos de terra”, advertiu o presidente.

Mais de 5.000 pessoas permanecem em abrigos na Costa Rica, e o presidente pediu-lhes que continuassem por mais alguns dias para facilitar o trabalho de recuperação das áreas afetadas.

Na Nicarágua, várias localidades estavam isoladas em razão do bloqueio de estradas no norte e no sul do país. Além disso, milhares de famílias ficaram sem eletricidade como resultado das fortes chuvas, de acordo com o vice-presidente Rosario Murillo.

Em Belize, o governo pediu que os moradores das regiões mais baixas se desloquem para áreas elevadas, devido ao risco de inundações.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Nate deve entrar no Golfo do México durante o fim de semana e pode ter ganhar força de furacão e atingir o sul dos Estados Unidos.

De acordo com Juan Carlos Fallas, diretor do Instituto Meteorológico Nacional da Costa Rica, o ciclone aumentou sua velocidade de movimento para 22 km por hora, o que levou a uma diminuição das chuvas na região.

 

AFP

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Empreendimento em construção na Flórida planeja escola e hospital dentro da comunidade

Novo modelo residencial tem atraído compradores e locatários ao harmonizarem luxo e comodidades Por Matheus ...

Deixe uma resposta