Home / Nacional / O presidente Michel Temer denuncia conspiração para tirá-lo do poder

O presidente Michel Temer denuncia conspiração para tirá-lo do poder

A

O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira (16) ser vítima de uma conspiração para destituí-lo, montada pelo ex-procurador da República Rodrigo Janot, os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, além de advogados, promotores e o doleiro Lúcio Funaro.

Temer escreveu uma carta aos legisladores às vésperas da votação na Câmara dos Deputados para decidir se a acusação, feita pela Procuradoria Geral da República (PGR), de que o presidente chefiava uma associação ilegal que cometeu uma miríade de crimes contra o Estado deve avançar para o Supremo Tribunal Federal (STF) ou ser bloqueada.

“Jamais poderia acreditar que houvesse uma conspiração para me derrubar da Presidência da República. Mas os fatos me convenceram. E são incontestáveis”, escreve Temer no texto.

O presidente também foi denunciado por tentar obstruir a Justiça, uma acusação fundamentada nas delações premiadas dos irmãos Wesley e Joesley Batista, e por Lúcio Funaro, que aparece 274 vezes na acusação como um articulador de acordos ilegais para o PMDB, o partido de Temer.

Os três estão presos.

“Afirmações falsas, denúncias ineptas alicerçadas em fatos construídos artificialmente e, portanto, não verdadeiros, sustentaram as mentiras, falsidades e inverdades que foram divulgadas. As urdiduras conspiratórias estão sendo expostas. A armação está sendo desmontada”, enumerou Temer em sua carta, a qual chamou de “um desabafo”.

Temer, de 77 anos, foi acusado em junho pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de crime de corrupção passiva, transformando-o no primeiro presidente brasileiro em exercício acusado de um crime comum.

A Câmara, onde o governo tem ampla maioria, bloqueou este processo em agosto.

Mas antes de encerrar seu mandato em setembro, Janot voltou a denunciá-lo por supostamente liderar uma associação ilícita juntamente com líderes de seu partido para espoliar o Estado e receber 587 milhões de reais em propinas.

O caso será votado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e provavelmente na próxima semana em plenário. Se dois terços dos 513 deputados (342) apoiarem sua continuidade, a Suprema Corte poderá avaliá-lo e decidir se o arquiva ou leva a julgamento, o que afastaria Temer da Presidência por até seis meses.

Mas com a proximidade das eleições gerais de outubro de 2018, até a oposição duvida em conseguir anotar uma vitória que ponha Temer à beira do abismo.

 

AFP

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta