Home / Notícias / Sistema eSocial será obrigatório para os municípios a partir de 2018

Sistema eSocial será obrigatório para os municípios a partir de 2018

A

Para orientar os municípios sobre a adesão ao eSocial, que será obrigatório para órgãos públicos a partir de 1 de julho de 2018, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM realizou nesta quarta-feira (20) o Workshop de Orientação Sobre o e-Social nas Prefeituras de Mato Grosso. O evento, promovido no auditório da instituição, contou com a participação de representantes de diversas regiões.

O eSocial é um instrumento de unificação de informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dos dados, constituindo um ambiente nacional. O sistema vai consolidar todas as informações em um só banco de dados, facilitando agilidade, padronização e a fiscalização.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou a importância da capacitação dos gestores sobre o assunto, que ainda gera muitas dúvidas. “A AMM realizou o Workshop para que os gestores municipais tenham acesso às informações e se municiem tecnicamente para adotar, de forma eficiente, essa nova ferramenta de gestão”, afirmou.

O instrutor da manhã desta quarta-feira (20.09) foi o coordenador da Secretaria de Estado de Gestão – Seges, Marcel Belém, que recomendou aos servidores municipais bastante atenção com os dados que serão inseridos no sistema. “Na hora de fazer o cadastramento no eSocial tem que ter muito cuidado com as informações, pois haverá autuação caso haja informações erradas”, assinalou.

Nos primeiros seis meses após o início da obrigatoriedade aos órgãos públicos, será dispensada a prestação das informações de eventos relativas `a saúde e segurança do trabalhador, de acordo com a Resolução n. 2 do Comitê Diretivo do eSocial.

Entre as premissas do sistema estão a construção coletiva e gestão compartilhada, autonomia no tratamento das informações e utilização das informações no limite das atribuições e competências, entre outras. Entre os dados que serão obrigatórios ser informados pelos órgãos públicos, estão os seguintes: afastamentos de servidores, licença maternidade, admissão, desligamento, entre outros.

O workshop foi dirigido a prefeitos, secretários municipais de Administração, Planejamento, Finanças e gestores de Recursos Humanos das prefeituras. O evento contou com a parceria da Delegacia da Receita Federal em Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Gestão.

 

Agência de Notícias da AMM

Twitter: @estrelaguianews

 

 

About rosano

Check Also

Nestlé divulga os resultados do ano de 2023

Por Laís Colombini O crescimento orgânico atingiu 7,2%, com precificação de 7,5% e crescimento real ...

Deixe uma resposta