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Serviços Essenciais lideram novamente ranking de reclamações em março

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O Procon Estadual registrou 3.011 atendimentos em março. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.771 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 1.240 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 944 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 405 atendimentos, seguindo por “Água e Esgoto”, que teve 297 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 155 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 305 reclamações, registrando 75 procedimentos para a categoria “Cartão de Crédito”, 74 para “Banco Comercial” e 45 para “Outros Contratos”.

A área “Produtos” está em terceiro lugar do ranking, com 234 atendimentos: 30 para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc), 24 para “Eletroeletrônico Importado” e 09 para Internet.

Já o setor “Serviço Privados”, com 199 registros, ocupa a quarta posição, com 43 procedimentos para “Escola”(Pré, 1°,2° Graus e Superior), 24 para “Estabelecimento Comercial” (Supermercado, Loja, Padaria, Locadora, Frutaria, etc) e 14 para ”Cursos Livres Outros”.

O setor “Alimentação” ocupa o quinto lugar do ranking com 44 reclamações, seguindo pela área “Saúde” com 23 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Habitação”, com 22 reclamações.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 1.240 reclamações em Mato Grosso. A área “Serviços Financeiros” lidera o ranking, com 531 registros; em segundo lugar estão “Telecomunicações”, com 425 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 127 registros.

Na quarta posição da plataforma está a categoria “Demais Produtos” com 55 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Transportes” com 37 com reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” com 34 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 24 registros. Em oitavo lugar, com cinco reclamações, está a área “´Saúde”, seguida por “Turismo/viagens” em nono lugar, que obteve dois registros.

As categorias “Água, energia e gás”, “Alimentos”, “Educação”, e “Habitação” não obtiveram nenhuma reclamação no mês de março pela plataforma http://www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Várzea Grande Shopping o atendimento ocorre das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

 

Procon/Sejudh-MT

Twitter: @estrelaguianews

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