Home / Moda / Primeiros sinais de envelhecimento dos lábios começam a surgir aos 30 anos

Primeiros sinais de envelhecimento dos lábios começam a surgir aos 30 anos

Um dos sinais mais visíveis (e incômodos) de envelhecimento está na boca. Apesar de ser uma queixa mais frequente entre pessoas a partir dos 40 anos, o surgimento de rugas e o afinamento dos lábios acontece antes disso: a partir dos 30 anos. Segundo profissionais procurados pelo UOL, hábitos saudáveis, produtos e tratamentos não são a fonte da juventude, mas ajudam a manter a beleza da região por mais tempo.

Segundo o dermatologista Cyro Hirano, na faixa dos 30 a produção de colágeno diminui, assim como a elasticidade da pele e a gordura da face. Com isso, os lábios se tornam mais finos e surgem as rugas periorais (chamadas de “código de barras”), e consequente queda do ângulo da boca.

A dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lembra que a pele dos lábios é como de qualquer outra parte de nosso corpo e está sofrendo processo de envelhecimento constante, desde que somos mais jovens. “Mas isso varia de acordo com características pessoais de cada paciente”, afirma.

Como tratar

Cyro aponta que o mais importante na hora de tentar fugir das rugas é prevenir. No caso dos lábios, o mais importante é sempre usar protetor solar específico. A maquiagem com hidratante também é uma aliada, mas o médico alerta para a fórmula dos produtos: “nem sempre o batom ou gloss é hidratante, alguns podem inclusive deixar ainda mais ressecado.”

Além disso, já existem no mercado cremes específicos para rejuvenescimento dos lábios e ao redor da boca, com substâncias que além de hidratantes têm ação anti-inflamatória, regeneradora e de recuperação do tecido. Os dermocosméticos, porém, não estão sozinhos. Tanto Cyro, quanto Thais indicam a combinação entre esses produtos e técnicas de rejuvenescimento labial, como preenchimento com ácido hialurônico, hidratação injetável (skinbooster) na região perioral e radiofreqüência ajudam a retardar seu envelhecimento.

Cigarro é vilão

Além do envelhecimento natural, outros fatores colaboram para deixar os lábios mais flácidos e finos. Além da exposição solar já citada, o hábito de fumar também acelera o processo. “Fumantes possuem um envelhecimento mais acentuado causado pelas substâncias químicas nocivas e pelo contato da fumaça e calor. Além de o ato de puxar a fumaça exercitar a musculatura labial repetidas vezes, o que contribui para o aumento das rugas periorais”, lembra Cyro.

 

UOL

About rosano

Check Also

Conheça os procedimentos estéticos faciais queridinhos do inverno

A estação mais fria do ano é ideal para cuidar da face Por Samantha Dias ...

Deixe uma resposta