Home / Cidades / Prefeitura vai oferecer oficinas de educação financeira para famílias carentes

Prefeitura vai oferecer oficinas de educação financeira para famílias carentes

A

Trinta servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá vão participar de capacitação para implantar o projeto-piloto de “Educação Financeira para Mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família” na capital. O objetivo é ensinar as mulheres a se planejarem financeiramente no longo prazo.

A capacitação acontece nos dias 25 e 26 de julho e será ministrada pela Associação de Educação Financeira do Brasil em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

Durante o encontro, os servidores terão acesso a dinâmicas e treinamentos sobre educação financeira para, depois, atuar como multiplicadores nos Centros de Referência de Assistência Social de forma a ajudar essas mulheres a reconhecerem sua situação financeira, planejarem o orçamento familiar e transformarem alguns hábitos financeiros.

Isto porque a instabilidade econômica e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho de boa parte das famílias beneficiárias do programa agrava a situação financeira de muitas delas, segundo a coordenadora do programa Bolsa Família, Regiane Assis.

Atualmente as mulheres representam mais de 90% dos beneficiários do Bolsa Família, segundo Regiane. Em Cuiabá, são 22.068 famílias beneficiárias do programa. “Hoje as mulheres são priorizadas no recebimento do Bolsa Família, pois na maior parte dos casos são elas que ficam com os filhos e são as responsáveis legais pela família. Então,  embora o programa de transferência de renda seja focado na família, ele tem como ponto central as mulheres”, explicou.

Após a capacitação dos servidores, terá início o projeto de educação financeira, que deve acontecer no mês de agosto. Na ocasião, cada servidor vai aplicar o conteúdo programático do projeto Educação Financeira para um grupo de mulheres, sendo um de tratamento, que irá participar das oficinas, e outro como grupo de controle.

Em cada uma das oficinas será abordado um conteúdo específico. A abordagem pretende ser simples e lúdica, com o apoio de materiais específicos. A previsão é de que o projeto dure o período de três semanas.

As interessadas em participar devem se inscrever nos Centros de Referencia de Assistência Social em data ainda a ser divulgada. A expectativa é de que pelo menos 300 mulheres participem do projeto. Além de Cuiabá, o projeto ocorrerá em outros quatro municípios, sendo um de cada região brasileira. A expectativa é que de três mil mulheres beneficiárias do Bolsa Família participem do projeto pelo país.

 

Assessoria

Twitter: @estrelaguianews

 

 

 

Salvar

About rosano

Check Also

Policiais civis que atuam no meio ambiente são homenageados

Publicado por: Rosano Almeida Trinta e oito policiais civis foram homenageados com nota de Elogio ...

Deixe uma resposta