Home / Notícias / Prefeitura comemora metas atingidas no monitoramento dos indicadores estratégicos

Prefeitura comemora metas atingidas no monitoramento dos indicadores estratégicos

A avaliação final do plano estratégico do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), contou com as consultorias do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e foi realizado pelas 18 secretarias municipais, durante o mês de julho, a partir dos dados lançados no Sistema GPE Cidadão disponibilizado pelo TCE.

Entre as 83 metas estabelecidas no Planejamento Estratégico: 45,78% tiveram êxito e estão dentro da normalidade exigida, no período de janeiro a julho de 2018. Outros 16,87% das metas ainda não foram iniciadas e, aproximadamente, 37,35% de não conformidade.

“O Planejamento Estratégico com a parceria do TCE é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, no qual consideramos a conquista de grandes avanços. Fizemos um realinhamento dos indicadores de 2018 e demos continuidade ao monitoramento das metas planejadas e executadas de janeiro a julho. A primeira coisa a ser percebida foi que o principal entrave da não evolução do Sistema GPE é a de que ele não estava sendo alimentado. E o salto positivo desta avaliação foi dado pelo empenho de todas as secretarias em estar atualizando seus dados corretamente”, esclareceu o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto Costa – Nezinho.

No GPE, existem quatro situações na execução do planejamento estratégico que devem ser correspondidas: 1 – atingir a meta – que é a situação de conformidade; 2 – a de não conformidade – quando ocorre de não atingir a meta, por conta de material humano ou financeiro; 3 – das não iniciadas – ocorre quando as iniciativas (ações) planejadas para atingimento das metas, não foram ainda iniciadas; 4 – situação delicada que, mesmo quando o administrativo desenvolve atividades para atingi-las, o GPE não é alimentado e demonstra que a demandas estão fora de controle.

“Por isso dizemos que a pior de todas as situações é a falta de informação. Mesmo com algumas deficiências, dentro desses quatro pontos, tivemos um avanço muito grande. Hoje estamos em conformidade com o Programa, nós não temos nenhuma situação que não tenha sido informada, atingimos 100% das metas programadas no GPE. Percebemos que todas estão sendo monitoradas, dando condições ao gestor de avaliar e tomar novas medidas, tomando posição, corrigindo rumos e atividades para que seja melhorada a eficiência das ações”, reforçou o secretário.

As reuniões de monitoramento foram acompanhadas pelo técnico em gestão da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) do TCE, Volmir Manhabosco e pelo consultor Renato Neder, da UFMT.

“Percebemos uma evolução substancial na execução do planejamento da Prefeitura de Cuiabá. Não é fácil e requer uma mudança de cultura. Pensarmos em administração por resultado no Brasil, ainda não é muito comum, menos ainda na administração pública, e isso leva tempo. Percebo uma evolução do trabalho técnico da Secretaria de Planejamento, apesar de muitos percalços, está avançando na cultura de planejar as ações e avançar para trabalhar em projetos na mudança de processos”, ressalta Renato Neder.

Os principais resultados da semana de Monitoramento e Avaliação serão apresentados pelos secretários municipais na 2ª Reunião do Comitê Executivo de Gestão Estratégica do Município de Cuiabá, prevista para o dia 30 de agosto, juntamente com o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Assessoria

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Nova paixão dos goianos, carros elétricos terão exposição especial na 10ª Morar Mais Goiânia

Goiás se destaca no número de emplacamentos de eletrificados e veículos das marcas Ford, Renault ...

Deixe uma resposta