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Plataformas digitais de venda online também atraem grandes marcas do varejo

Os marketplaces, espaços virtuais que oferecem ao cyber consumidor uma rica variedade de produtos, conquistaram escalas significativas. Esse shopping virtuais atingem, a cada dia, um volume expressivo de vendas nas principais plataformas do Brasil. Afinal, quem nunca acessou sites como Magazine Luiza, Ponto Frio, Mercado Livre, casas Bahia para pesquisar sobre o produto que se deseja comprar?

Almir Neves, Chief Marketing Officer da Ideris, empresa que desenvolveu uma solução visando proporcionar um gerenciamento de vendas eficaz, explica que essas plataformas atendem desde o segmento de aquarismo, luxo, consumos em geral e atendendo até mesmo quem fornece peças de avião. ” Todos os nichos podem operar no marketplace, sendo que há plataformas mais segmentadas, como por exemplo os esportivos, moda e móveis”, destaca.

Há vendedores que optam por ter as suas próprias lojas virtuais, mas Almir explica que neste caso, é preciso ter ferramentas e meios para começar o projeto desde o zero, além de gerenciar e estruturar o marketing para impulsionar as vendas. “Existem sites que disponibilizam plataformas prontas, mas que não dispensam o trabalho nos bastidores, enquanto o marketplace já traz todas essas questões resolvidas. Mas também é possível atuar nas duas frentes para maximizar o resultado. Essa é a proposta da Ideris, tanto em algumas ferramentas prontas de lojas virtuais, que já operam no mercado, como nos principais portais de venda”, aponta Almir.

Antes fechadas em seus próprios ambientes e endereços virtuais, agora quem lança um olhar ambicioso para essa solução são as grandes marcas. Além de se aproximarem do consumidor, uma vez que dispensam intermediários e grandes atacadistas para comercializarem seus produtos, conseguem atingir resultados mais expressivos contando com mais um canal de venda e distribuição. “O mercado de informática, linha branca e autopeça, assim como todos os demais, são afetados diretamente pela margem de lucro, incidindo diretamente na saúde financeira do business. Além de todos esses benefícios citados, trata-se de uma ótima oportunidade para se fortalecer frente ao seu público”.

Cada plataforma de marketplace tem seus requisitos de avaliação, mas no geral, o vendedor on line deve atender a alguns critérios como responder as perguntas enviadas pelos clientes, após a compra efetuada realizar a entrega rápida do produto, levando em consideração que algumas plataformas tem prazo de até 24 horas para despachar a compra, seja pelo correio ou transportadora. É preciso também estar ativo e atento quando houver alguma reclamação, realizar trocas quando há algum problema ou até mesmo a devolução do valor pago.

Quem deseja empreender, Almir aconselha a começar pelo ambiente virtual, que permite para quem está começando algumas reduções no valor a ser gasto. Um ponto comercial exige dispor mensalmente de uma quantia significativa de aluguel, uma equipe trabalhando e operando até dez horas dentro de um shopping, por exemplo, e por todos esses fatores o online pode ser uma ótima opção. “Mas é possível notar também que há uma migração do varejista que já tem uma rede de lojas e quer ter também uma operação on line, e a solução da Ideris é ótima porque ajuda a gerenciar essa cadeia de estoque, movimentação de produto, o que chamamos na indústria de ominichannel, cada vez mais é possível agregar o físico ao virtual o que proporciona um aumento significativo de venda com redução de custo”, ressalta Neves.

De acordo com o especialista, a melhor estratégia é começar com projetos pequenos no marketplace e com poucos produtos e nas principais opções disponíveis, como por exemplo, o Mercado Livre, que, segundo Almir, é uma ótima porta de entrada. ” Depois que o vendedor vivencia essa experiência, ele pode começar a operar. Noto que muitas vezes, as empresas maiores, querem criar plataformas gigantes que demandam investimentos muito altos e acabam se decepcionando, porque por mais que se efetue a venda há um ciclo de aprendizado que envolve também a conquista de clientes, ajuste de preço, e muitas vezes não há esse entendimento. O ideal é testar e ir aos poucos e conforme o negócio girar, reorganizar a logística interna aprendendo a lidar com estoque físico e virtual. Levar em consideração todos esses fatores facilmente se chegará ao sucesso da operação “, aconselha.

O item mais crucial de um e-commerce é o preço, e a indústria e o importador são beneficiados neste sentido, porque podem descartar os custos intermediários. Antes de precificar o produto, é preciso entender a regra de cada marketplace. A maioria cobra comissão sobre a venda, valor de frete e todos esses itens precisam esta na conta final do preço de venda. É preciso analisar se, em alguns casos, não vale a pena o vendedor absorver o preço de frete ou pagar a entrega através de uma empresa terceirizada. Outro ponto positivo, é que esses ambientes virtuais possuem tecnologia para inibir fraudes, tornando a operação mais segura.

Outro grande desafio é fazer com que o produto tenha destaque, que muitas vezes já ocorre com quem está presente em uma loja oficial. Por isso preço é algo muito importante porque pode posicionar dentro dos algoritmos, fazer uma boa classificação de categoria, ter um bom descritivo, imagens que reflitam o que é aquele produto. Algumas plataformas permitem divulgar vídeos, o que ajuda a sair na frente quando o consumidor está pesquisando sobre um determinado produto.

A Ideris hoje conta com milhares de usuários e tem em seu portfólio cases de empresas que hoje vendem sete vezes mais do que quando começaram as suas operações. “Oferecemos uma oportunidade de vender em vários marketplaces. O vendedor consegue gerenciar a venda, comunicação, faturamento, porque está tudo integrado e em um só lugar. Ter a disposição uma ferramenta de inteligência que permite trabalhar muita vezes de forma massiva, facilita toda a cadeia de estoque e movimentação de produto”, pontua.

Almir Neves é graduado em Educação Executiva e Especialização em Negociação pela Universidade de Harvard. Possui MBA na FGV em General Management e também é pós-graduado em Finanças. O especialista também é Chief Marketing Officer da Ideris – plataforma de integração transparente com os principais marketplaces.

Para mais informações acesse – http://www.ideris.com.br

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