Home / Nacional / MPF denuncia 21 pessoas por rompimento de barragem em Mariana

MPF denuncia 21 pessoas por rompimento de barragem em Mariana

a

O Ministério Público Federal denunciou 21 pessoas, nesta quinta-feira (20), por homicídio qualificado pelas 19 mortes ocorridas após o rompimento da barragem da empresa Samarco, que fazia a contenção dos resíduos de mineração, em Minas Gerais.

O anúncio foi feito pelo procurador José Leite Sampaio em uma coletiva de imprensa em Belo Horizonte, próximo de Mariana, onde ocorreu o desastre considerado “a maior catástrofe ambiental na história do Brasil”.

A Samarco é uma joint-venture entre a empresa brasileira Vale e anglo-australiana BHP Billiton.

Na lista dos acusados, destacam-se o presidente da Samarco na época do desastre, Ricardo Vescovi, o diretor-geral de operações, Kleber Terra, três gerentes de operações, onze membros do Conselho de Administração da Samarco e cinco representantes da Vale e BHP Billiton.

Dos 22 denunciados, 21 foram acusados de de homicídio qualificado com o agravante de dolo eventual, pois supõe-se que estavam conscientes dos danos que suas operações poderiam causar e assumiram o risco.

A denúncia afirma que houve a “opção por uma política de priorizar os resultados econômicos, em detrimento das normas de segurança para o meio ambiente e para as pessoas potencialmente afetadas, assumindo todos os riscos de causas de morte”.

“Com o aumento da produção, a Samarco tratou de compensar a queda do valor do minério de ferro, a fim não apenas de manter, mas também de aumentar o lucro e os dividendos de seus acionistas Vale e BHP”.

“Houve um sequestro da segurança em busca do lucro”, sustentou o procurador.

As acusações de homicídio qualificado no Brasil são passíveis de penas de 12 a 30 anos de prisão.

Vale e BHP negam as acusações

Em um comunicado, a Vale afirmou que “repudia veementemente a denúncia”. A BHP assinalou que “rejeita terminantemente as acusações contra a companhia e contra as pessoas envolvidas” e promete “amplo apoio” legal.

A barragem que continha resíduos de mineração rompeu em 5 de novembro de 2015 causando uma enxurrada de lama que destruiu um povoado em Mariana deixando 19 mortos e centenas de deslocados.

Centenas de quilômetros quadrados foram arrasados pela onda de lama, que atravessou dois estados pelo curso do rio Doce e chegou até o mar, trazendo consequências desastrosas para milhares de habitantes, o meio ambiente e a economia local.

A enxurrada de lama agitou metais pesados que estavam no leito do rio e os elevou até os parâmetros máximos, fazendo com que as autoridades suspendessem as atividades de pesca.

A Samarco enfrenta um processo de bilhões de dólares pelos custos de limpeza e danos causados.

Protesto em Londres

Um grupo de ativistas se manifestou nesta quinta-feira diante do prédio onde a anglo-australiana BHP Billiton celebra sua assembleia, em Londres, denunciando a resposta insuficiente ao desastre da Samarco.

“Pedimos soluções claras e a participação dos afetados nestas soluções”, disse à AFP o monge franciscano brasileiro Rodrigo Peret, que participava do protesto.

O presidente da BHP Billiton, Jacques Nasser, disse na assembleia que a empresa respondeu corretamente à tragédia.

“Em 24 horas, as pessoas que perderam suas casas foram alojadas em locais provisórios. Em duas semanas, as crianças voltaram para a escola. Ocorreram mais de 500 reuniões com a comunidade para garantir que as pessoas afetadas fossem consultadas sobre os trabalhos de recuperação”, declarou Nasser, que se despedia do cargo.

As ações da Vale subiram 4,43% nesta quinta-feira, na Bolsa de São Paulo, após o grupo revelar em seu relatório trimestral que produziu 92,1 milhões de toneladas de minério de ferro entre julho e setembro de 2016, alta de 1,5% em relação ao mesmo período de 2015.

 

AFP

Twitter: @estrelaguianews

Salvar

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta