Home / Destaques / Mais municípios podem aderir ao Criança Feliz

Mais municípios podem aderir ao Criança Feliz

Atualmente, 1.575 municípios são elegíveis ao programa que tem como objetivo promover o desenvolvimento na primeira infância

Publicado por: Rosano Almeida

O Ministério da Cidadania abriu, no dia (17/09), uma adesão para novos municípios da Criança Feliz. São 1.575 cidades que podem se inscrever no programa de atenção à primeira infância. Com uma abertura dessas adesões, aproximadamente 285 milhões de novas gestantes e crianças podem ser beneficiadas.

Para participar, o município deve ter menos de um Centro de Referência Social de Assistência (CRAS) e, no mínimo, 140 pessoas do público prioritário do programa.

Minas Gerais é o estado com mais municípios elegíveis para a Criança Feliz, número 332, seguido de São Paulo com 270 municípios. O Paraná é o terceiro estado, com 262 municípios elegíveis, e Santa Catarina ou quarto, com 107 cidades.

Criança Feliz –Presente em 2.620 municípios, o Criança Feliz já atendeu, até o momento, 761 mil crianças e gestantes. Mais de 20 milhões de visitas foram realizadas, cerca de 22 milhões de profissionais. O atendimento é voltado para crianças beneficiárias do Bolsa Família até três anos e até 6 anos após o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além das gestantes.

O Criança Feliz, que integra ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos, vence uma edição 2019 de um dos maiores prêmios internacionais na área de educação: o WISE Awards da Cúpula Mundial de Inovação para Educação .

O prêmio aprovado ou o trabalho como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na área. O programa brasileiro de atenção na primeira infância concorre com mais de 480 projetos de vários países.

Sobre uma adesão – Para aderir ao Criança Feliz, o gestor de assistência social deve acessar o sistema Rede SUAS, localizado no portal do Ministério. Em seguida, preencha o Termo de Adesão e encaminhe-o para o Conselho Municipal de Assistência Social. O município deve elaborar, ainda, um diagnóstico regional e um plano de ação para a execução das visitas domiciliares.

 

Assessoria do Ministério da Cidadania

About rosano

Check Also

Proteção de pessoas em mobilidade humana e apátridas é o tema da primeira consulta regional do Processo de Cartagena+40, realizada no México

Convocada por Chile e México, terminou hoje a Primeira Consulta Temática do Processo de Cartagena+40 ...

Deixe uma resposta