Home / Nacional / Maia questiona ‘nova política’ e chama relações exteriores de ‘desastre’

Maia questiona ‘nova política’ e chama relações exteriores de ‘desastre’

Elogiado por Jair Bolsonaro em pronunciamento na televisão nesta quarta-feira 25.04, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionou a agenda do governo em entrevista para a Globo News, concedida na mesma noite. Maia questionou, ainda, o uso do termo “nova política” pelo Planalto e pediu “cuidado para não ficar olhando o parlamentar sempre como vilão”.

“É toma lá dá cá quando o Parlamento olha para o governo, mas não é toma lá dá cá quando o governo quer escolher o relator da reforma da Previdência? Quando (a influência do governo) é na Câmara, não tem problema nenhum, mas quando é no governo é velha política?”, ponderou o parlamentar.

Ele considera “legítimo” que o Planalto queira influenciar na escolha do relator para a comissão especial da reforma da Previdência, mas demonstrou incômodo quanto ao termo “nova política”. “O que é velho e o que é novo? Ninguém me explicou ainda o que é novo. Eu sei o que é certo e o que é errado”, disse.

Em outro momento da entrevista, o presidente da Câmara criticou a agenda do governo, indicando que a falta de clareza dificulta que o Parlamento se posiciona em relação a questões importantes: “qual é a agenda do governo? Qual é a agenda do governo para a Educação? Eu não conheço. Qual é a agenda do governo nas relações internacionais? É um desastre. A gente não sabe ainda qual é a agenda do governo para dizer se faz parte ou não.”

A exemplo do que afirmou na terça-feira, quando pediu apoio do governo para a tramitação da reforma da Previdência após aprovação na CCJ, Maia disse que ainda não há votos suficientes para aprovar o projeto, mas prometeu empenho. “É o (projeto) que me fez dormir tarde e acordar cedo”, declarou.

O político, porém, acha improvável que futuramente seja aprovada a proposta sobre capitalização – que setores do governo planejam colocar em votação após a aprovação da PEC sobre Previdência hoje em vigor.

“Capitalização vai ter de explicar muito bem. O custo de capitalização também é muito alto, R$ 400 bilhões em dez anos. Qual modelo é esse? Capitalização pura? Chance zero de passar.”

 

Veja

Twitter: @estrelaguianews

 

 

 

 

About rosano

Check Also

Mato Grosso tem saldo de 17.253 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024

Da assessoria Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, ...

Deixe uma resposta