Home / Nacional / Hospital retoma cirurgias eletivas após conseguir empréstimo de materiais

Hospital retoma cirurgias eletivas após conseguir empréstimo de materiais

A

Após cancelar 32 cirurgias eletivas na última sexta-feira, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o hospital do Fundão, vai reagendar os procedimentos.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital, a UFRJ conseguiu empréstimo de materiais de outras instituições e a expectativa é conseguir realizar as cirurgias que haviam sido desmarcadas ainda nesta semana.

O cancelamento ocorreu, ainda de acordo com a universidade, pela falta de insumos, que não foram entregues devido ao não pagamento dos fornecedores.

O vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Adufrj, Carlos Frederico Rocha destaca que a situação faz parte da crise de falta de repasse de recursos e sucateamento pela qual passa a Universidade e outras instituições públicas.

Na semana passada, a universidade também teve a luz cortada por falta de pagamento. Também na semana passada, a UFRJ e outras instituições públicas, como a Fundação Oswaldo Cruz e a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência lançaram uma ferramenta chamada Tesourômetro, que mede minuto a minuto o quanto o governo federal deixou de investir no setor.

De acordo com a ferramenta, a ciência e tecnologia vem perdendo R$ 500 mil por hora em investimentos federais desde 2015.

 

Rádio Agência Nacional

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

BNDES aprova financiamento de R$ 118,8 milhões para investimentos em inovação do Grupo WEG

Apoio ocorre pela linha BNDES Mais Inovação, que tem custo em taxa referencial (TR) para projetos ...

Deixe uma resposta