Home / Notícias / Gestores municipais podem inscrever projetos no Concurso de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social

Gestores municipais podem inscrever projetos no Concurso de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social

A

Prefeituras, Câmaras Municipais de Vereadores, escritórios de projetos de Municípios, Estados e regiões podem participar do 5º Concurso Internacional de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores municipais inscrevam seus projetos, e informa que a inscrição on-line é gratuita e já está disponível.

Promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que possui o Programa Cidades com Futuro, o concurso também receberá inscrições dos ministérios nacionais, organizações sem fins lucrativos, associações civis, associações comunitárias, universidades, instituições governamentais, organizações não governamentais e setor privado. O prêmio para projeto vencedor é US$ 15 mil, além da oportunidade deapresentar ao CAF proposta para o desenvolvimento da iniciativa.

Esta edição do concurso objetiva premiar propostas de cidades latino-americanas, que ofereçam uma melhoria integral do habitat das comunidades. Em especial, projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e promova a integração dos assentamentos, ou seja, as zonas periféricas que em geral possuem acesso limitado e adequado aos serviços básicos.

Planejamento 
A CNM explica que um em cada quatro cidadãos da América Latina vive em zonas periféricas com acesso limitado a bens, serviços e oportunidades de emprego de qualidade. A ausência de planejamento urbano adequado e ordenamento do território resultou na ocupação desorganizada do solo, o que provocou diversos problemas socioeconômicos e exclusão. Nesse universo, o CAF convida os interessados a apresentarem projetos inovadores que enfrente a problemática.

Conforme esclarecimentos da Confederação, as propostas devem ter como foco projetos, projetos em execução ou projetos já executados, desde que contemplem as seguintes dimensões e objetivos.

ü  Aumento da acessibilidade de seus habitantes;

ü  Promoção da coesão e da integração social;

ü  Fortalecimento do capital humano e da produtividade; e

ü  Melhoria dos serviços básicos e de habitação e aumento da resiliência urbana.

Temáticas 
Os projetos podem apresentar temáticas diversas, por exemplo, cidades, gênero, água, energia, transporte, ambiente e mudanças climáticas, equidade e inclusão social entre outras. A inscrição é gratuita e os participantes podem submeter sua proposta até o dia 15 de junho. Por fim, a CNM recomenda a leitura do documento perguntas mais frequentespara orientar os gestores e o regulamento do concurso aqui.

 

Agência CNM

Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Consagrada cantora Alcione apoia Campanha do Natal Permanente da LBV

Com uma agenda intensa de shows, comum às grandes cantoras, Alcione reservou um curto espaço ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *