Home / Destaques / Delegacia de Roubos e Furtos prende 128 criminosos na Capital

Delegacia de Roubos e Furtos prende 128 criminosos na Capital

A

PJC-MT

A meta estabelecida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá de 15 prisões por equipe policial superou a expectativa e alcançou o número de 128 criminosos, presos por crimes praticados contra o patrimônio em Cuiabá. As prisões são frutos de investigações consolidadas nos últimos 45 dias.

Os presos são autores de crimes bárbaros como latrocínios, tentativa de latrocínio, roubos em residências, ônibus coletivos, comércios e cargas – entre elas dois carregamentos grandes de cigarros recuperados -, além dos furtos em apartamentos mediante escalação de prédios, e outros.

A delegada titular da Derf, Elaine Fernandes da Silva, destacou o comprometimento de toda a equipe da Derf, que em muitos dos trabalhos autuou em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar, dentro do projeto “Força Pela Paz”. “São guerreiros que não têm dia e nem noite para o enfrentamento da criminalidade em uma capital com quase 600 mil habitantes”, defendeu a delegada.

A delegada Núbya Beatriz ressaltou que, além dos latrocínios, sua equipe assim como as demais priorizou investigações de roubos de cargas, roubos de residências, comércios e ônibus coletivos. “Ao longo desses meses conseguimos bons resultados”, disse.

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) trabalha com seis delegados, 24 investigadores e 12 escrivães nas investigações operacionais, além de 4 investigadores no núcleo de inteligência. Outros dois delegados estão por conta, um da finalização de todos os procedimentos de prisão em flagrante recebidos do Plantão de Cuiabá e outro para o cumprimento de cotas do Ministério Público.

Latrocínios

Tratado como prioridade da Derf, os casos de latrocínios têm máxima atenção das equipes policiais. Mesmo que o crime fique em um dos cartórios, o empenho no esclarecimento é de toda a Delegacia, cujas equipes se juntam para de imediato  acompanhar o local de crime e iniciar as diligências de campo determinadas pelos delegados, com suporte do Núcleo de Inteligência, que tem papel primordial na investigação.

“É prioridade máxima dessa Delegacia. Nossos policiais acompanham desde o local de crime e iniciam as diligências de forma ininterrupta para prender em flagrante os suspeitos”, afirma a delegada Elaine Fernandes.

Assim ocorreu o esclarecimento da tentativa de latrocínio praticada contra um casal, no dia 13 de maio, no bairro Areão. Toda a delegacia se voltou para identificação e prisão dos criminosos. O crime ocorreu por volta das 7 da manhã e às 14 horas todos os três suspeitos estavam detidos na Derf.

A delegada Núbya Beatriz Gomes dos Reis está à frente dessa investigação. Ela destacou a harmonia entre as equipes, que faz o diferencial no trabalho executado pela Derf e assim como o comprometimento de todos para os resultados alcançados. “Gostaria de enaltecer o trabalho investigativo realizado pelos nobres guerreiros, que compõem a equipe a qual eu tenho grande orgulho de pertencer. Agradeço o apoio constante do núcleo de inteligência da Derf, sem o qual não alcançaríamos o resultado”, destacou.

Pela tentativa de latrocínio, os suspeitos, Lucas Felipe do Nascimento Silva, 20, e Rodolfo Almeida da Silva, 21, foram presos no bairro Parque Amperco. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido. Na ação os objetos roubados das vítimas foram recuperados.

Os três suspeitos abordaram o morador de 43 anos quando ele saia de sua residência, no bairro Areão. Depois de rendido a vítima foi levada para dentro da casa, onde estava sua esposa S. M. R.M, 35 anos. O morador foi alvejado e a sua mulher recebeu diversas coronhadas na cabeça. Ela sofreu traumatismo craniano e seu marido continua internado em um hospital particular de Cuiabá.

Levados em audiência de custódia, os maiores, Lucas Felipe do Nascimento Silva, e Rodolfo Almeida da Silva, ambos reincidentes em crimes, foram mantidos presos.  Lucas fazia uso de tornozeleira e, por cometer novo crime, perdeu o benefício sendo colocado em reclusão. O menor foi encaminhado à Delegacia do Adolescente, apresentado ao Juizado da Infância e Adolescência, com pedido de medida cautelar de internação.

No mesmo dia, os policiais da Derf também apreenderam um adolescente executor do roubo que resultou na morte do presidente do bairro Tancredo Neves, Expedido Ferreira dos Santos, 47 anos, no dia 10 de maio. O menor V.J.A.O., de 17 anos, foi apreendido no bairro 1º de Março, em Cuiabá, e autuado em ato infracional de latrocínio. A vítima foi abordada por um bandido armado quando fechava seu estabelecimento comercial, por volta das 20 horas. Ela foi morta com dois disparos de arma de fogo, socorrida, mas foi a óbito na Unidade de Pronto-Atendimento da Morada do Ouro, onde o corpo foi liberado pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).

Integração

Como pronta-resposta da atuação integrada da Polícia Civil com a Polícia Militar, o latrocínio do sargento da PM, Danilo Neves Ramires, 51 anos, ocorrido no dia 17 de abril, foi esclarecido no mesmo dia, com a prisão de dois dos autores presos, além de uma mulher associada aos criminosos.

A morte do sargento mobilizou não só o efetivo da Delegacia de Roubos e Furtos como também a Gerência de Operações Especiais (GOE) e Batalhões da Polícia Militar, para o esclarecimento do crime, cometido com crueldade e sem chances de defesa da vítima. O caso foi presidido pela delegada, Jannira Laranjeira Siqueira Campo, que junto à sua equipe de policiais civis trabalhou com afinco para a prisão dos suspeitos e depois na individualização da conduta de cada um deles.

Os acusados, Diego da Silva Paiva, 27 e Willian da Silva de Paula Rondônia, 21, e Midiâ Gomes Bispo, 20, seguem presos por latrocínio e associação criminosa. A  mulher foi indiciada na associação criminosa, por der dado apoio ao grupo criminoso. O terceiro suspeito, Gilmar Queiroz de Menezes, 27, apontado como executor dos disparos, foi preso quatro dias depois, 21 de abril.

“Todos eles fazem parte de uma associação criminosa que cometeram também homicídios na região do São João Del Rei em Cuiabá. Com essas prisões desvendamos o latrocínio e também outros delitos”, afirmou a delegada Jannira Laranjeira.

Outro latrocínio praticado em agosto de 2015 teve o desfecho do caso no dia 12 de maio de 2016. A garota de programa e usuária de drogas, Danubia Batista Leão, 24,  teve o mandado de prisão cumprido por matar a facadas um homem de 56 anos, com o objetivo de roubar R$ 100 reais. O crime aconteceu no bairro Pedregal e teve a ajuda do companheiro dela, Edson Germano, conhecido por “Negão”, que também teve o mandado de prisão cumprido dentro do Centro de Ressocialização de Cuiabá, local que já estava preso por conta de outro crime.

O caso foi investigado pela equipe do delegado Marcel Gomes de Oliveira. “Foi o caso mais emblemático, que estava parado. Conseguimos identificar e prender depois que uma testemunha contou que a viu entrando no local e depois saiu sozinha”, disse o delegado.

Receptação

Um dos trabalhos, que resultou em flagrantes, foi à quadrilha de receptadores desarticulada na operação “Pé de Cabra”, realizada em conjunto com a Delegacia da Polícia Civil de Ji-Paraná (RO), para desarticular uma quadrilha que recebeu uma carga de R$ 200 mil roubada naquele estado e escoada para Mato Grosso.

Quarenta mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais civis da Derf Cuiabá e de Ji-Paraná (RO), em lojas de revendas de celulares, bancas do Shopping Popular e residências, locais onde foram apreendidos dois veículos BMW, um Siena, Ágile, Honda Civic, dezenas celulares, entre eles Iphones do lote roubado em Rondônia, aparelhos eletroeletrônicos como notebook’s, tablets, monitores, joias e outros.

Mais de trinta pessoas foram encaminhadas à Delegacia, sendo dois empresários presos em flagrante por receptação qualificada. Um deles, segundo a Polícia Civil, ostentava padrão de vida incompatível com seu negócio.

Furtos em apartamentos

Cinco pessoas foram identificadas nas investigações de furtos de apartamentos mediante escalada dos prédios. Três dos autores estão presos e outros dois tiveram o pedido de prisão representado pela Polícia Civil, que aguarda deferimento da Justiça. “Eles banalizaram o crime. Entram nos apartamentos para comer e pegam aparelhos eletrônicos pequenos, como celulares e notebooks. Todavia, não podemos enquadrar o delito como famélico, quando furta para saciar a fome, porque essas pessoas  têm potencial de cometer outros crimes mais graves, até homicídios”, disse a delegada Jannira Laranjeira.

Veja mais: Cuiabá tem mais de 10 mil registro de roubos e furtos:

 

About rosano

Check Also

Presidente do STF recebe autoridades da Justiça da Romênia e da República Tcheca

Entre os temas tratados estiveram políticas afirmativas para mulheres, linguagem simples no Judiciário e funcionamento ...

Deixe uma resposta