Home / Destaques / AMM irá auxiliar os prefeitos para manutenção dos serviços bancários nos municípios

AMM irá auxiliar os prefeitos para manutenção dos serviços bancários nos municípios

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e a Superintendência Regional do Banco do Brasil devem atuar em parceria para ajudar as prefeituras a contornarem o impacto da redução da presença do banco nos municípios do interior do estado. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (05), em uma audiência que contou com a participação do prefeito de São José do Xingu, Luiz Carlos Castelo, além de secretários e vereadores do município.

Para o presidente da AMM, Neurilan Fraga, a manutenção dos serviços bancários é fundamental para o fortalecimento das economias locais. “Quando o munícipe precisa se deslocar até outro município para ter acesso aos serviços bancários, como sacar dinheiro e pagar contas, ele acaba deixando de comprar na cidade em que reside. Isso reduz a circulação de dinheiro no comércio local e, consequentemente, enfraquece a economia do município”, ressaltou.

O prefeito Luiz Carlos Castelo explicou que, no caso de São José do Xingu, a população está sendo penalizada com a não renovação do contrato para a manutenção do correspondente bancário no município. “Viemos fazer um apelo pela manutenção do correspondente em nosso município ou que nos indique uma alternativa, pois a população precisa se deslocar 190 km em estrada de chão para ter acesso à agência mais próxima”, explicou o gestor.

De acordo com o gerente de núcleo da plataforma administrativa do Banco do Brasil em Mato Grosso, André Bozz, a redução do numerário da instituição financeira nas regiões é um caminho sem volta. “Essa redução tem um efeito direto na segurança dos municípios, por que o índice de assaltos às instituições financeiras é grande. Uma alternativa é que os municípios entrem em contato com a empresa que contrata o correspondente regional para que seja feita uma verificação no comércio local dos interessados em realizar o contrato na nova modalidade, que irá avaliar se o proponente atende aos requisitos para a implantação”, sugeriu.

Para facilitar a interação dos prefeitos, a superintendência irá disponibilizar para a AMM uma lista com os contatos dos representantes da empresa, que irá repassar os dados sejam fornecidos aos municípios interessados.

 

Agência de Notícias da AMM

Twitter: @estrelaguianews

 

 

About rosano

Check Also

Proteção de pessoas em mobilidade humana e apátridas é o tema da primeira consulta regional do Processo de Cartagena+40, realizada no México

Convocada por Chile e México, terminou hoje a Primeira Consulta Temática do Processo de Cartagena+40 ...

Deixe uma resposta