Home / Notícias / Alunos de Livramento participam de Circulo de paz

Alunos de Livramento participam de Circulo de paz

 A
A Escola Estadual Professor Feliciano Galdino localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul de Cuiabá) foi palco de mais uma ação do programa da Justiça Restaurativa com a adoção do Círculo de Construção de Paz. A ação foi realizada na última segunda-feira (09) e contou com a participação de um grupo de aproximadamente 20 pessoas, entre adolescentes de 14 a 17 anos e pais dos alunos.
Vários profissionais estão sendo capacitados para atuarem como facilitadores e nesta semana quem atuou junto aos adolescentes foi o oficial de justiça e conciliador, Romeu Ribeiro Primo. “Os jovens participaram timidamente no início. Nós vamos com bastante cautela em busca da confiança de todos eles. No geral está sendo muito produtivo a nossa atuação, que em suma tem o objetivo de resgatar a confiança desses adolescentes em suas famílias e que eles saibam lidar com os conflitos diários. Saibam escutar mais, entender e se colocar no lugar do outro”, disse.
O trabalho de facilitação, realizado por Romeu, foi observado de perto pela orientadora, Claudete Pinheiro. “Esta já é a terceira vez que atuamos no colégio de Livramento. Lá nós conversamos com os jovens alunos e percebemos que há conflitos entre as famílias. Nossa atuação é preventiva, para tentar evitar que eles caiam no mundo das drogas, álcool e violência. Além dos alunos nós também englobaremos os pais nos círculos”, comentou.
Conforme facilitadora orientadora, a metodologia é feita por meio de uma roda de conversa, onde todos ficam em mesmo nível de igualdade. Todos têm vez e voz para falar das coisas que vêm do coração e de si mesmo. O Círculo de Construção de Paz é uma das ferramentas da Justiça Restaurativa que pode ser implementada em qualquer ocasião, por ser democrática, e não somente para a resolução de conflitos.
A escola foi atendida três vezes pelos círculos de paz, “mas o trabalho não acabou e continuará continuamente. Nós queremos que estes jovens e suas famílias se entendam, saibam dialogar e manter relacionamentos de confiança e amor”, disse Claudete.
NugJur – Criado em dezembro de 2017, o NugJur é idealizado pela presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Clarice Claudino da Silva. A formação do núcleo cumpre determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário e a introdução da Justiça Restaurativa no sistema de Justiça brasileiro.
O NugJur é presidido pela desembargadora Clarice Claudino da Silva e tem como coordenador o juiz auxiliar da Presidência Túlio Duailibi Alves de Souza. O núcleo possui também uma equipe multidisciplinar para dar suporte à capacitação, estruturação e coordenação das práticas restaurativas no âmbito do Judiciário mato-grossense. Atualmente 70 facilitadores estão em treinamento, em campo, acompanhados de orientadores para comporem os círculos de construção de paz.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Twitter: @estrelaguianews

About rosano

Check Also

Nestlé divulga os resultados do ano de 2023

Por Laís Colombini O crescimento orgânico atingiu 7,2%, com precificação de 7,5% e crescimento real ...

Deixe uma resposta