Home / Vídeos / 10 dicas para proteger seu computador ou telefone de hackers

10 dicas para proteger seu computador ou telefone de hackers

Hacker é uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático.

Em inglês, a palavra hack é um verbo que significa cortar alguma coisa de forma irregular ou grosseira. Assim, a partir da década de 50 do século XX, a palavra hackcomeçou a ser usada para designar uma alteração inteligente em alguma máquina. Mais tarde, este termo passou a ser usado exclusivamente no âmbito da programação informática.

Alguns hackers são contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, os hackerstentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

Existem vários sites com tutoriais e programas que podem ser utilizados para hackear (ou raquear, dito de forma aportuguesada) computadores, descobrir senhas de acesso de Wi-Fi, contas de e-mail, etc.

Ver também o significado de Ataque cibernético.

Hacker e Cracker

Muitas das atividades dos hackers são ilícitas, e se forem descobertos são processados e podem sofrer pena de prisão. Apesar disso, muitas vezes uma pessoa que usa os seus conhecimentos de informática e programação para praticar atos ilegais são conhecidas como crackers e não hackers.

Enquanto a maioria dos hackers usam o seu conhecimento para demonstrar a vulnerabilidade de um sistema, os crackers têm como objetivo danificá-lo ou modificá-lo para obter algum tipo de benefício.

Frequentemente, alguns hackers desenvolvem software para outros utilizadores se protegerem de eventuais ataques de crackers.

About rosano

Check Also

Rocco Granata & The Carnations – Marina (remix)

Por: Rosano Almeida Ano de 1989 Mi sono innamorato di Marina Una ragazza mora ma ...

Deixe uma resposta