Home / Vídeos / 10 dicas para proteger seu computador ou telefone de hackers

10 dicas para proteger seu computador ou telefone de hackers

Hacker é uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático.

Em inglês, a palavra hack é um verbo que significa cortar alguma coisa de forma irregular ou grosseira. Assim, a partir da década de 50 do século XX, a palavra hackcomeçou a ser usada para designar uma alteração inteligente em alguma máquina. Mais tarde, este termo passou a ser usado exclusivamente no âmbito da programação informática.

Alguns hackers são contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, os hackerstentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

Existem vários sites com tutoriais e programas que podem ser utilizados para hackear (ou raquear, dito de forma aportuguesada) computadores, descobrir senhas de acesso de Wi-Fi, contas de e-mail, etc.

Ver também o significado de Ataque cibernético.

Hacker e Cracker

Muitas das atividades dos hackers são ilícitas, e se forem descobertos são processados e podem sofrer pena de prisão. Apesar disso, muitas vezes uma pessoa que usa os seus conhecimentos de informática e programação para praticar atos ilegais são conhecidas como crackers e não hackers.

Enquanto a maioria dos hackers usam o seu conhecimento para demonstrar a vulnerabilidade de um sistema, os crackers têm como objetivo danificá-lo ou modificá-lo para obter algum tipo de benefício.

Frequentemente, alguns hackers desenvolvem software para outros utilizadores se protegerem de eventuais ataques de crackers.

About rosano

Check Also

Como proteger seu celular de roubos!

Você foi assaltado ou perdeu o celular e não consegue bloquear as informações ou fazer ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *